Processo eleitoral de 2024
O Corpo Executivo é composto por cargos eletivos e para tal são conduzidas eleições anuais no Capítulo, conforme Capítulo X do Estatuto Social vigente.
Para a condução deste processo é constituído um Comitê Eleitoral, de acordo com o Capítulo VI, Cláusula 6.3 do Estatuto Social.
Todos os Associados do PMI São Paulo têm direito a voto, que é facultativo, livre e secreto. Contudo, são elegíveis para os cargos do Corpo Executivo apenas os associados das categorias individual ou aposentado. Os Associados são chamados para apresentarem suas candidaturas de acordo com o Estatuto Social, Edital das Eleições e Regulamento das Eleições.
O Manual de Políticas do PMI São Paulo apresenta a descrição detalhada de cada um dos cargos do Corpo Executivo.
Conheça os candidatos
CANDIDATOS AO CARGO: PRESIDENTE
Paulo Sergio Evangelista de Almeida Moraes
Mini CV: • PMI São Paulo – eleito Diretor 2 vezes (2010+2012), 1 vez Vice-Presidente de Operações (2015) e 2 vezes Conselheiro (2020+2022). • Trabalho voluntário no PMI® São Paulo desde 2005 atuando em mais de uma centena de projetos (artigos técnicos, planos diretores, tradutor para o português em 2007 do código de ética profissional, eventos, congressos, iniciativas administrativas, criação e formalização de branches e Mentor no programa de Mentoria). • Profissional de TI estratégico e orientado para resultados, com consistente experiência liderando transformações digitais em diversas indústrias tais como Serviços, Tecnologia da Informação, Financeiro, Automotiva/Autopeças, Aviação e Bens de Consumo, ocupando cargos de liderança nos últimos 20 anos • Experiência em projetos e operações SAP nos últimos 25 anos. • Especialista em projetar e implementar soluções tecnológicas inovadoras para impulsionar a eficiência operacional, aumentar a receita e melhorar a experiência do cliente. Comprovada habilidade em liderar equipes multidisciplinares para alcançar objetivos estratégicos e de negócios em ambientes dinâmicos e em rápida mudança. • 30 anos de experiência em projetos internacionais envolvendo equipes multifuncionais na América Latina, América do Norte e Europa, incluindo 1 ano de residência na Alemanha. • Larga experiência na implantação e administração de Escritórios de Projetos (PMO, PSO). • Implantação e administração de Políticas Corporativas de Segurança da Informação, atuação como ISA e ISO. • Professor em diversos cursos de Pós-Graduação e MBAs lecionando Disciplinas de Gestão de Projetos e Sistemas de Informação tais como: USJT, Galícia , HSM Management e Vanzolini. • 20 anos como voluntário no America´s SAP Users Group Brazil, eleito 2 vezes Diretor de Relações Internacionais e 5 anos como voluntário no SAP User Executive Network – SUGEN Germany, eleito 2 vezes Membro do Conselho. Principais contribuições como voluntário: • PMI São Paulo – eleito Diretor 2 vezes (2010+2012), 1 vez Vice-Presidente de Operações (2015) e 2 vezes Conselheiro (2020+2022). • Presidente do Comitê de Ética por dois anos (2021+2022) • Trabalho voluntário no PMI® São Paulo desde 2005 atuando em mais de uma centena de projetos tais como de artigos técnicos, planos diretores, em 2007 tradução para o português do código de ética profissional, gestão de eventos, palestras, congressos, iniciativas administrativas, criação e formalização de branches e Mentor no programa de Mentoria).
Sérgio Ricardo do Nascimento
Mini CV: Consultor, professor e instrutor em gerenciamento de projetos com vasta experiência em setores diversos e certificações renomadas, como LEGO® Serious Play®, Design Thinking, OKR Agile Coach, UX Design, Management 3.0®, Cynefin®, PMP®, PRINCE2® e ChatGPT®. Doutorando em Gerenciamento de Projetos pela UNINOVE, é Mestre em Habitação com ênfase em Planejamento, Gestão e Projeto pelo IPT, Engenheiro Mecânico pelo Mackenzie e Técnico em Metalurgia pelo SENAI-SP. Sérgio possui também MBAs em Gestão Escolar e Negócios (USP/ESALQ), além de Gestão de Projetos (FGV). Fundador da SRN Consultoria e Franqueado da SuperGeeks São Caetano do Sul, Sérgio é especialista em Gamificação e Tecnologia Educacional, com formações complementares pela UFSCar, FMU e UFC. Professor convidado na FGV, USP/ESALQ, USP/ECA e SEBRAE-SP, também lecionou em instituições como Fundação Vanzolini, FACENS, HSM Educação e SENAC. Associado ao PMI São Paulo desde 2004, atuou como officer em diversos cargos, apoiando a comunidade de gerenciamento de projetos em nível nacional e internacional. Mentor em programas de aceleração e desenvolvimento de startups, como SEBRAE-SP e Mentores do Brasil, foi juiz no Torneio de Robótica F1 in Schools e na First® LEGO League® no Brasil, operado pelo SESI/DN (2018-2023). Também foi Diretor da AACE (2014-2015) e é atualmente Diretor Consultor do BNI ABC (2021). Sempre em busca de novos desafios e oportunidades de aprendizado, acredito no poder do gerenciamento de projetos, Design Thinking e LEGO Serious Play para aprimorar a eficiência e eficácia organizacional. Seus hobbies incluem musculação, música, leitura e viagens. Principais contribuições como voluntário: • Conselheiro de Governança (2021): Contribuiu para o fortalecimento da governança do capítulo. • Vice-Presidente de Operações (2015-2018): Proporcionou uma experiência marcante aos associados e voluntários, resgatando entusiasmo e engajamento, e elevando a qualidade das interações. Fortaleceu a governança, implementou programas estratégicos e conexões significativas. Revitalizou o Programa Interior em Ação, expandindo o alcance e networking do capítulo. Transformou o SIGP em um Summit, reunindo grandes nomes da gestão de projetos. Organizou eventos de networking e aprendizado com personalidades influentes, tornando o PMI São Paulo um espaço vibrante para desenvolvimento e troca de experiências. • Primeiro Diretor do Programa Branches (2015): Estruturou e organizou os cinco primeiros branches, expandindo o alcance do PMI São Paulo. • Conselho de Orientação (2013-2014): Atuou como mentor, incentivou a criação dos branches e coordenou a Revisão do Estatuto Social. • Conselho Fiscal (2011-2012): Garantiu transparência e integridade financeira. • Sessão de Validação da Tradução da Prova PMP (2007): Colaborou na tradução da prova PMP. • PMI Gov SIG (2006): Recebeu reconhecimento por serviços prestados. • Coordenador do GET de 3o Setor e Governo (2005-2006): Alinhou iniciativas aos objetivos sociais. • Primeiro Gerente do Programa Interior em Ação (2004): Expandiu o PMI São Paulo para o interior.
CANDIDATO AO cARGO: VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO
Claudinei Kiyokazu Iochimoto
Mini CV Bacharel em Matemática possui especialização em Gestão de Projetos pelo IPT e MBA Gestão da Inovação em TI com Desenvolvimento Econômico e Socioambiental na USP e MBA em Cloud - Engineering & Architecture, Certificado PMP e DASM pelo PMI. Professor de Gerenciamento de Projetos na Universidade Mackenzie, SENAC e Universidade Bandeirantes. Voluntario do PMI São Paulo desde 2007, participou como membro do Conselho de Governança do PMI São Paulo de 2016 até 2019, diretor Administrativo do capitulo São Paulo do PMI em 2013/14, Presidente e Membro do Conselho de Orientação do capitulo São Paulo do PMI em 2011/12. Autor e Coautor dos livros GERÊNCIA DE PROJETOS: GESTÃO DAS COMUNICAÇÕES E STAKEHOLDERS & GERÊNCIA DE PROJETOS: PRÁTICAS ALINHADAS AO PMI-SENAC-SP. Principais contribuições como voluntário: Eu vou trabalhar para que o PMI-São Paulo apresente a vanguarda das tendências de Gerenciamento Projeto, Programas e Portfólio em cursos, seminários e eventos temáticos, sem esquecer os que estão no começo de carreira, incluo os eventos sociais que na verdade são a base do network profissional, valorizar a presença dos participantes associados do chapter, por meio do beneficio do tema a esses colegas e a exposição desses na divulgação de suas presenças e seus interesses (oportunidades de trabalho), se desejarem. Convidar tomadores de decisões de diferentes áreas para esses eventos, bem como profissionals de RH.
CANDIDATO AO CARGO: VICE-PRESIDENTE DE ASSOCIADOS
Benedito Tadeu Pierri Junior
Mini CV: Profissional com ampla experiência em gestão, seja em consultoria e dentro de empresas. Passagens como Gerente de Projetos/PMO, gerenciando projetos em grandes empresas e multinacionais, tais como ADM, Grupo SEB SA e Nestlé, por exemplo. Atualmente, ocupa o cargo de Supervisor na área de Management Office, no South America Global Business Service da ADM, onde lidera a execução e o monitoramento de projetos estratégicos, assegurando a entrega de resultados alinhados às expectativas dos stakeholders, em frentes de trabalho como gestão de projetos, service design, automações, indicadores, melhoria contínua e transições de atividades para o CSC. Na trajetória inclui a experiência em áreas como comercial, recursos huamnos e financeiro. Além de implementação de iniciativas de transformação organizacional e a otimização Principais contribuições como voluntário: Início em 2019, no PMI São Paulo, tive posições de liderança como Gerente de Projetos, Programas, Coordenador de Branch, e de mentor do programa Mentoring. A partir de 2023 como Diretor de Programas Branch, liderando iniciativas que resultaram aumento de 10% no número de projetos executados na diretoria e conexão entre associados/comunidade local de projetos no interior e o Capítulo, essas ações refletiram a missão/planejamento do Capítulo. Visão em gerar valor, através dos times, estratégias que tornam o Capítulo um diferencial real na vida de seus associados e das comunidades de projetos no interior, litoral e região metropolitana, foram executadas.
CANDIDATO AO CARGO: VICE-PRESIDENTE dE EXPANSÃO
Ieda Sayuri Shoji Sales
Mini CV: Atua no sistema financeiro desde 1989, com experiência em diversas áreas: Tecnologia: Infraestrutura, Suporte, BI, Desenvolvimento, treinamento, gerente de projetos e SME, além de Câmbio, Seguros, Cartões, Jurídico. Desde 2005 no Itaú, atualmente como Subject Matter Expert (SME) na área de Tecnologia, Mentora de novos SMEs e voluntaria em varias frentes no Itau. Advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de são Paulo, analista de sistemas, forma pela Universidade Cruzeiro do Sul e Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos em TI com certificação PMP. Voluntária do PMI São Paulo desde 2016, recebendo prêmios de voluntaria do ano e 2 vezes diretor servidor. Principais contribuições como voluntário: 2016 – Iniciei como voluntario em Seminários do Capítulo, apoiando em atividades diversas nos eventos. A partir de iniciei minha jornada na equipe de parcerias e patrocínio dos eventos. Na gestão 2019 tive uma participação como diretora de Relacionamento institucional. Voltando na gestão 2021/2022 como diretora de Parcerias e Patrocinio. No período de atuação foi formado muitos relacionamentos relevantes, parcerias e patrocinios de valor ao capitulo com fortalecimento da marca. E estou como mentora desde 2023 dando orientação nas praticas de gestão de projetos e métodos ágeis aos mentorados (ciclos 11, 12,e 13)
CANDIDATO AO CARGO: VICE-PRESIDENTE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Cacilda Jorge de Andrade
Mini CV: Formada em Graduação em Matemática/ Informática pela UFRJ e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Trabalha na área de TI por mais de 35 anos. Ao longo dos 24 últimos anos especializou-se em Gerenciamento de Projetos. Atualmente atua como Gerente de Projetos de sistemas para organizações públicas. É também Professora universitária há mais de 24 anos, atualmente fazendo parte do corpo docente do EAD Senac Santo Amaro, da pós- graduação de TI. Já ministrou aulas em diversas instituições de São Paulo. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos (negócios/sistemas/aplicativos e infraestrutura de TI), Gestão de eventos/serviços e equipes de suporte técnico. É voluntária do PMI SP desde 2016, onde há mais de 4 anos é Diretora do PMI SP do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional, área de treinamentos internos e externos. Principais contribuições como voluntário: ́- voluntaria desde 2016 - comprometimento - responsabilidade - lider de equipe de voluntarios com mais de 100 integrantes - entregas semanais de acordo com planejamento estrategico - lucro financeiro para o capitulo durante 4 anos como Diretora do PDP - cumprimento das metas
CANDIDATO AO CARGO: VICE-PRESIDENTE fINANCEIRO
Henrique José Ribeiro
Mini CV: Certificado PMP, com vasta experiência em gestão de projetos de TI e PMO. Atualmente, atua como Gerente de Projetos de TI na Tata Consultancy Services, onde liderou a implementação global de solução para mais de 50 países. Também possui competência na gestão de serviços de TI, qualidade de software, integração de sistemas e coordenação de equipes multidisciplinares. Desempenho papéis-chave em projetos de transformação digital, focando na melhoria de processos e na gestão de portfólios de projetos. Com passagens por empresas renomadas como Usiminas, Falcão Bauer e Hospital Israelita Albert Einstein, onde atuou com projetos de tecnologia na área de ensino, também contribuiu como consultor de projetos PROADI-SUS, visando a melhoria da gestão hospitalar em 200 instituições no Brasil. Fluente em inglês, com conhecimentos intermediários de francês e espanhol, ele se destaca pela liderança de equipes, disseminação de conhecimento e entrega de resultados consistentes. É membro do atual Conselho Fiscal do PMI São Paulo. Cursa MBA em IA, Data Science e Big Data pela Ibmec e é especializado em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de uma formação em sistemas pela FATEC-BS. Principais contribuições como voluntário: Contribuiu como voluntário na então Diretoria de Eventos em diversos eventos organizados pelo PMI-SP, posteriormente atuou no Conselho Fiscal, por dois mandatos completos e também atuou como substituto de membros que precisaram se ausentar em diferentes mandatos.
Chamada de candidatos
O Comitê Eleitoral 2024 convoca os Associados do Capítulo São Paulo do PMI – Project Management Institute – para a apresentação de candidaturas nas Eleições de 2024, para o exercício no biênio 2025 – 2026 e para 2025, conforme o Capítulo X – Eleições e o Anexo I – Condições Transitórias para a Nova Estrutura de Gestão, do Estatuto Social Vigente.
O Corpo Executivo será responsável pela liderança executiva e por garantir o cumprimento da missão e anutenção da visão para o PMI São Paulo.
Corpo Executivo do PMI São Paulo para mandato em 2025 -2026
Serão eleitos:
- 1 Presidente
- 1 Vice-Presidente Administrativo
- 1 Vice-Presidente de Associados
- 1 Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional
Corpo Executivo do PMI São Paulo para mandato em 2025
Serão eleitos:
- 1 Vice-Presidente Financeiro
- 1 Vice-Presidente de Expansão
- 1 Vice-Presidente de Tecnologia
Calendário das Eleições
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Perguntas e esclarecimentos sobre as eleições podem ser enviadas para o e
-mail eleicoes@pmisp.org.br.Perguntas e esclarecimentos sobre as eleições podem ser enviadas para o e-mail eleicoes@pmisp.org.br.