A afirmação é da Keynote do próximo evento do PMI São Paulo, TransformatiON 360, Mônica Azzali Bello, diretora global da General Motors, GBS People Services.
“Fazemos o amanhã melhor, pois podemos não ter controle sobre os acontecimentos externos, impacto na empresa, se seremos escolhidos para uma promoção ou oportunidade, mas sabemos como conseguimos adicionar valor. Precisamos sempre nos lembrar o quanto estamos contribuindo trazendo de valor e, cedo ou tarde, isso se reflete nas oportunidades que temos”.
Monica gerencia uma grande equipe global que fornece recursos humanos e serviços de pessoal a funcionários da GM globalmente, com HQ em Detroit. Em 2019, foi eleita pela LATINA Style uma das 10 executivas latinas mais influentes.
Com 29 anos de GM, ela já ocupou vários cargos de liderança em engenharia, fabricação, qualidade, RH e, agora, finanças. Formada pela Escola de Engenharia Mauá, é mestre em administração de empresas pela FGV. Ela completou o programa de Desenvolvimento de Liderança de Transformação da Universidade de Stanford em 2017 e na Universidade de Michigan – Liderança Efetiva de Ross em 2019.
Confira a entrevista realizada com ela e prepare-se para o TransformatiON 360!
“A única certeza que temos é que a mudança virá”
E essa mudança, que por muito tempo foi lenta, tem ganhado velocidade nos últimos anos. E o que temos percebido é que com a aceleração da tecnologia, tanto as necessidades pessoais, sejam individuais ou no trabalho, quanto as empresariais, têm aumentado. Isso faz com que a transformação tenha que ocorrer de maneira mais rápida.
Quando saímos da zona de conforto, geramos no profissional insegurança, incômodo e aflição do desconhecido. Como temos trabalhado para que isto seja diminuído?
Uma das formas é focar bastante com o indivíduo no desenvolvimento de duas competências: resiliência e ambiguidade. Quanto mais ele continuar executando o que ele tem hoje, sabendo que amanhã será diferente; entendendo potencialmente qual é essa diferença e se preparando, tanto intelectualmente, quanto na parte do negócio; entendendo as potenciais possibilidades e o que pode ser feito para atingir essas possibilidades, faz com que ele passe pelo processo de uma maneira mais leve.
GM Women
A GM tem 11 Employee Resource Groups (Grupo de Recursos de Empregados) e o GM Women é um desses grupos. O que a gente faz é se reunir em grupos com pessoas que têm afinidades. Faço parte do grupo de afinidades para mulheres e sou a presidente grupo de afinidade de mulheres em finanças, além do Conselho do GM Latino Network. Trabalhamos em três pilares:
1 – Desenvolvimento pessoal e de carreira: identificamos os pontos de oportunidade (tendências, como se comunicar, como ter a voz ouvida, entre outros) e também criamos subgrupos específicos, como o grupo para mulheres com filhos pequenos, que lida com desafios sobre como trabalhar nesse ambiente. Ali ficamos sabendo quais são as dificuldades e como podemos ajudar sugerindo soluções e melhores práticas, ou mesmo como um fórum seguro, onde possam compartilhar seus pensamentos e frustrações, sem medo de serem julgadas;
2 – Como trazer a voz da mulher na hora de desenvolver produto: quais são as necessidades da mulher na questão de mobilidade, por exemplo. A intenção é trazer o viés inerente à mulher para a criação e melhoria do produto, bem como influenciar e compartilhar o conhecimento que temos com o mercado: isso pode acontecer por meio do incentivo e propaganda do produto.
3 – Ajudando as comunidades que participamos, com ações assistenciais e desenvolvimento para as comunidades.
“Fazemos o o amanhã melhor”
Tenho 29 anos de casa. Comecei como estagiária e tive oportunidade de trabalhar nas áreas de engenharia, manufatura, exportação, qualidade, RH e finanças. Mesmo sem perceber, sempre tive mentores e sponsors, que acreditaram realmente em mim e me ajudaram a me desenvolver como pessoa e profissional nesse período. Me envolvo com os grupos para poder retribuir de alguma maneira, poder ser a voz, suporte e poder compartilhar um pouco do que aprendi durante esse período.
Fazemos o amanhã melhor. Podemos não ter total conhecimento do que ocorre no mercado da empresa, se seremos escolhidos para uma promoção ou oportunidade, mas sabemos como conseguimos adicionar valor na transformação. Isso se reflete nas oportunidades que temos.
É extremamente importante, nas horas em que a tendência é termos a autoestima baixa ou estamos inseguros, continuar investindo em você e nunca parar de aprender, seja no contato com as pessoas, treinamentos ou leituras. Esteja sempre aberto para colocar seu aprendizado em ação para que isso gere um impacto, seja na empresa, na atividade que esteja executando ou na comunidade que você faz parte.