CEO do PMI, Sunil Prashara, evidencia papel do gerente de projetos na abertura do Congresso. Keynotes speakers apontam caminho rumo a resultados tangíveis e mais humanos.
Mais de 1.200 pessoas participaram do XIV Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança do PMI, que aconteceu na última semana em Campinas. Repleto de novidades, o CBGPL 2019 marcou a comemoração dos 50 anos do PMI e a parceria inédita no Brasil entre o PMI e o TED TALKS, realizado no primeiro dia do evento.
Para o CEO do PMI, Sunil Prashara, que abriu as atividades, os gerentes de projetos precisam ser agentes de mudança, de geração de valor. “Eu apostaria que tudo que o ser humano está tentando buscar, há gerenciamento de projetos embutido. Quando uma empresa começa algo novo o primeiro a ser contratado deve ser o gestor de projetos. E o último a sair, deve ser o gestor de projetos”.
A opinião é corroborada pelo presidente do PMI São Paulo, Capítulo organizador desta edição do Congresso. “São 50 anos de PMI global, 50 anos de conhecimento e esse é o resultado de um trabalho colaborativo de uma equipe protagonista de 170 voluntários. Queremos colaborar com a comunidade com uma liderança transformadora, que faça a diferença”.
Vestido com a camisa do Brasil, Prashara evidenciou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apontados pela ONU. “Queremos reunir a todos num desafio global, para conquistas de alto impacto”, destacou. Sobre o TED, ressaltou a importância da parceria “feita para durar. O TED traz ideias incríveis e o PMI viabiliza a realização”.
TED TALKS
Sully Kohn abriu a parceria inédita do PMI e do TED TALKS no Brasil. “Essa sessão do TED foi criada só para o público do PMI, para mostrar a vocês o que realmente é possível”. No palco do auditório, quatro mulheres, compartilharam com os congressistas suas experiências e percepções sobre a interpretação de dados, empreendedorismo, superação e perseverança.
Keynotes Speakers do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança
Escolhidos para somar conhecimento e gerar novas atitudes, os Keynotes Speakers do XIV Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança proporcionaram momentos únicos, de muito aprendizado.
Manoel Vieira Flores – “Los 33 – Como as práticas de GP foram fundamentais para salvar 33 vidas no deserto do Chile”
Manoel Vieira Flores, consultor de engenharia e economia, ex-presidente do Capítulo PMI chileno, foi o responsável pela operação de resgate dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos a 700 metros de profundidade após o desmoronamento de parte da mina de San José. Após relembrar o caso e elencar as iniciativas técnicas necessárias.
Quais foram os passos utilizados no processo de resgate:
- Definição e conceituação do projeto;
- Nomeação de engenheiros habilidosos na liderança emocional;
- Definição de equipe multiprofissional de especialistas;
- Organização baseada no PMO.
“Todos trabalharam juntos: líder de planejamento e de inteligência na busca das melhores tecnologias e estratégias, líder comunicacional e de gestão de riscos – que eram incertos e grandes”. Segundo Flores, “nas grandes catástrofes no mundo há engajamento de pessoas. Num projeto, nada é certo, tudo é incerto. Por isso temos que prever riscos e preparar a equipe, trabalhar as pessoas. Havia medo, problemas, discussão, mas havia também ânimo para direcionar a equipe, para impactar a equipe: eu confio em você!”.
LuAnn Piccard – “The value of Project Management – PMI´s 2019 Pulse of the Profession®”
Abrindo a programação do segundo dia, o Agile Day, LuAnn Piccard, membro do Board do PMI, conduziu os congressistas a refletir sobre o papel do gerenciamento de projetos no mundo – fomentado pelo PMI – e apresentou o conceito de Project Management Technology Quotient (PMTQ) além de dados do PMI´s 2019 Pulse of the Profession® .
Para ela, uma boa gestão de projetos entrega bons resultados e muitas empresas desperdiçam recursos devido à má performance. “Empresas com alta performance valorizam a gestão de projetos. É preciso ter patrocinadores engajados, estratégia e controle de escopo”.
Segundo LuAnn Piccard, o PMTQ do gerente de projetos é um ingrediente essencial. Ele representa a “habilidade da pessoa de se adaptar e integrar a tecnologia aos projetos e às necessidades da empresa”.
CLIQUE AQUI e confira as características apontadas por ela durante o Keynote.
Edivandro Conforto – “Modelos híbridos de gestão – A nova realidade mundial”
Na sequência da programação do Agile Day, o consultor da EC Conforto Research & Consulting, especialista nas áreas de estratégia, inovação, agilidade organizacional e modelos híbridos, Edivandro Conforto, iniciou o keynote conceituando modelos híbridos e seu destaque no gerenciamento de projetos.
Segundo Conforto, modelos híbridos nada mais são do que a combinação e princípios, valores e abordagens de metodologias, tanto da abordagem ágil, quanto tradicional. “Os modelos híbridos estão ajudando as organizações a gerenciar projetos de forma mais eficiente e adequadas de acordo com seu conceito. A grande sacada é que não há restrição nenhuma em combinar diferentes abordagens”.
Com esse modelo é possível identificar características distintas dos projetos e do ambiente de negócio, chamados por ele de “fatores críticos de agilidade”, para categorizar esses projetos e entender a melhor forma de organizar os projetos nas organizações. “Combinando práticas, de diferentes abordagens, dando autonomia e ajudando a equipe a escolherem essas práticas, é possível melhorar e resolver os principais problemas no gerenciamento de portfólio, tirando a ideia do papel para implementar e trazer resultados tangíveis para a organização’’.
CLIQUE AQUI e confira a entrevista realizada com ele.
Paulo Caroli – “Transformação Digital & Inovação com a Lean Inception”
Para encerrar o segundo dia de evento, dedicado às práticas ágeis, Paulo Caroli (autor do best-seller “Lean Inception: Como alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo”) abordou como a Lean Inception pode auxiliar os gerentes de projetos e as empresas na era da transformação digital.
Segundo ele, focar na equipe, nas pessoas é algo necessário, mas o foco no produto é mais tangível. “Foca no produto, em desperdiçar menos tempo, dinheiro e esforço criando o produto errado, foca no MVP. Com isso você consegue demonstrar mais lucratividade para a empresa, perder menos dinheiro e ter menos decepções no caminho, porque você pivota o direcionamento do seu produto, da sua empresa. O sucesso nada mais vai ser do que vários passos pequenos e mudança de direção”.
CONFIRA AQUI a entrevista sobre transformação digital e Lean Inception.
Ricardo Triana – “Criando uma melhor versão de mim e nosso relacionamento”
O Congresso deste ano foi encerrado com maestria pelo keynote speaker, Ricardo Triana, presidente do Practical Thinking Group, consultor com UNOPS, ex-presidente do PMI (2014) e voluntário ativo do PMI, com mais 20 anos de experiência em liderança, gestão de conflitos, estratégia e gerenciamento organizacional de projetos.
No mesmo dia, mais cedo, Triana conduziu um dos mais disputados Workshops do evento: “Como reduzir a diferença entre estratégia e execução usando o Hexagon Model”. Ele apresentou como alguns componentes organizacionais podem fazer muita diferença no resultado das empresas.
CLIQUE AQUI e confira o vídeo gravado por ele para pontuar esses componentes.
No keynote de encerramento, Triana trouxe um tema mais humano, e despertou o melhor de cada congressista ao reforçar a importância do relacionamento. “Eu sou eu, você é você e a realidade é a realidade” é uma forma de reconhecer a diferença entre as pessoas e melhorar o relacionamento entre as pessoas (nas equipes, na família, no casal, nos amigos). Ele iniciou o keynote pontuando três componentes indispensáveis nos relacionamentos: comunicação, confiança e compromisso. “Gosto muito de uma frase que diz: Eu me aceito e te aceito com nossa completa incompletude. Isso mostra como temos muito a aprender com o outro.
Ao longo do keynote, Triana ainda explorou como trabalhar e viver com pessoas diferentes, desafiando padrões de pensamento que evitam ter atenção plena e bem-estar nos relacionamentos. A palestra culminou em dicas práticas de como empoderar o relacionamento de forma genuína, criando compromisso pelo futuro, pelos resultados, baseado no hoje.
As inscrições para o 18º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo estão abertas! Aproveite as condições especiais do Lote 0 Blind – por tempo limitado – e escolha quantos dias quer participar!
INSCREVA-SE HOJE – CLIQUE AQUI!
Sobre nós – O PMI (Project Management Institute) é uma associação global, que oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®, que conta com mais de 980.000 profissionais certificados em todo mundo. O PMI São Paulo é o Chapter regional no Estado de São Paulo. Formalizado em 1998, e pioneiro na estrutura atual de Chapters do PMI no Brasil, conta hoje com mais de 3.000 membros, posicionando-o como o maior Capítulo da América Latina. Mantém uma intensa atividade local, com reuniões periódicas abertas ao público, um congresso anual, seminários temáticos e setoriais, preparatórios para certificações, webinars e inúmeras oportunidades de voluntariado. Atualmente é presidido pelo PMP, Nelson Rosamilha.
Mais informações em www.pmisp.org.br