Oferecer soluções práticas, ágeis, modernas e escaláveis para a gestão de projetos. Essa é a missão da Supria, uma das empresas parceiras do PMI São Paulo. Com as soluções, GoPPM, GoGP e Premium Services, o Diretor de Vendas e Marketing, Marcelo Margutti, junto de toda a equipe Supria, enfrentaram o mesmo desafio que você neste ano: reinvenção do modelo de trabalho e atendimento.
Nós conversamos com ele para saber quais foram os métodos encontrados nos últimos meses e como eles impulsionaram os resultados da empresa durante o pandemia. Confira!
PMI São Paulo – A Supria sentiu os reflexos da pandemia? Quais foram as principais tomadas de decisão quanto à equipe remota e suporte aos clientes?
Marcelo Margutti – Os primeiros dois meses da pandemia (março e abril) foram sentidos e nos forçaram a acelerar alguns pontos que já havíamos mapeado anteriormente, que não eram tão críticos, e também tomar algumas medidas que surgiram pelo contexto geral da pandemia.
A primeira ação a ser realizada imediatamente foi a preservação da integridade de todos os profissionais, mudando o modelo para home-office de forma integral e cancelando todas as viagens e deslocamentos gerais.
Comunicamos e solicitamos aos clientes que fizessem uso dos canais de comunicação digitais (e-mail, Teams, WhatsApp, etc) ou entrassem em contato com os números de celulares disponibilizados até organizarmos o novo modelo de atendimento.
PMI São Paulo – Muitas empresas precisaram se adaptar e conduzir os projetos de uma forma diferente. É possível apontar quais foram as principais necessidades observadas e como a Supria atuou no suporte aos clientes?
Marcelo Margutti – Já tínhamos um formato em que o trabalho remoto era executado na grande maioria das etapas dos projetos, então acabamos não tendo tanto impacto neste aspecto. Nosso maior impacto, e que ocorreu principalmente nas primeiras semanas da pandemia, foi na conciliação de agendas e colaboração efetiva entre as equipes, até que todos estivessem adaptados e mais acostumados com a nova realidade.
Por outro lado, profissionais que viajavam com frequência acabaram tendo uma melhora na qualidade de vida e consequentemente maior satisfação profissional, amenizando um pouco os impactos das restrições sociais neste período inicial.
Quanto ao suporte aos clientes, em poucas semanas conseguimos remodelar nosso modelo de atendimento integralmente com o uso da plataforma Microsoft 365, principalmente no sistema de telefonia, que foi migrado para o online. Assim cada colaborador passou a atender as chamadas da central em seu computador, independente do local em que estivessem.
PMI São Paulo – Vimos que estão com novas ferramentas (GoCanvas). Com sua experiência, qual é hoje o entendimento necessário das empresas para sustentar mudanças repentinas em projetos, equipes e orçamentos? As lideranças estão prontas para isso?
Marcelo Margutti – O ano que estamos vivendo, apesar de todo lado trágico da situação, está forçando muitas pessoas e empresas à mudanças rápidas, que até pouco tempo eram inimagináveis. Acredito que uma das lições mais importantes disso tudo é que as ações precisam ser tomadas de forma rápida, mas para isso precisamos estar sempre conectados e abertos a realidade das mudanças constantes.
O que sabíamos ontem pode não servir mais para hoje e, quem não entender esta nova realidade terá muita dificuldade de evolução. Infelizmente, e por questões naturais do ser humano, uma grande parte dos líderes vem encontrando dificuldades nesta adaptação.
Porém, creio que a colaboração e comunicação eficiente possam auxiliar nestes obstáculos naturais, não só com o avanço das tecnologias mas, principalmente, com a participação destacada dos profissionais que têm competências comportamentais (soft skills) naturais.
Parceria
“Cada ano que passa refletimos sobre os avanços que a área de gerenciamento de projetos teve ou poderia ter tido e sempre identificamos o PMI SP como um dos principais parceiros para estarmos próximos, além dos nossos parceiros tecnológicos.
Este ano deixou ainda mais evidente o quanto o Capítulo avançou e se reinventou, mostrando aos associados e a todo ecossistema de gerenciamento de projetos que é referência no meio, mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia.
Este protagonismo e a capacidade de estar sempre atualizado é que motiva a Supria a permanecer com esta parceria, que esperamos ser muito duradoura!”, diz Margutti.
Saiba mais sobre a Supria em supria.com.br