Certificação PMI-ACP®

Agile Certifield Professional

Em um ambiente de negócios em constante movimento, o Gerenciamento Ágil de Projetos vem ao encontro das necessidades do mercado, visando entregar projetos mais rapidamente e com menos desperdícios. A nova credencial PMI - Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®) atesta a capacidade do profissional em compreender os princípios e conceitos do Gerenciamento Ágil de Projetos e suas habilidades em aplicar as técnicas e ferramentas Agile.

Requisitos para Certificação PMI-ACP®

*Certificados PMP® ou PgMP® são considerados automaticamente aprovados nesse critério.

Processo de Certificação

O primeiro passo é preencher e submeter o formulário "online application", no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início do preenchimento. Após o envio, o PMI® tem 10 dias para avaliar os dados enviados e, na sequência, permitir que o candidato faça o pagamento. Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Nesse caso o candidato deve enviar pelo correio os documentos solicitados em até 90 dias. A etapa seguinte é o agendamento do exame de certificação. O agendamento pode ser realizado até 1 ano depois da aprovação do "online application". O candidato aprovado no exame obtém a credencial PMI-ACP®.

O Exame de Certificação

A prova é composta por 120 questões de múltipla escolha (20 são "pretest" e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de três horas, sem intervalos. As questões da prova são baseadas no PMI-ACP Examination Content Outline.

US$ 435 para membros do PMI®
US$ 495 para não-membros

O Processo de Re-certificação

O processo de re-certificação, chamado Continuing Certification Requirements (CCR) Program, tem como objetivo manter os credenciados atuantes no que diz respeito às suas atividades relacionadas ao framework ágil. Após obter a credencial PMI-ACP sua certificação é considerada ativa. Para permanecer com a credencial ativa é preciso reportar 30 PDU´s (professional development units) a cada ciclo de três anos. Os PDU´s podem ser obtidos de diversas formas:

Cursos oferecidos por entidades reconhecidas pelo PMI (REP´s)
Educação formal
Auto-estudo
Publicação de artigos, participação em eventos, desenvolvimento de cursos etc.
Trabalho voluntário
Atividades profissionais

Cada categoria confere um determinado número de PDU´s. Há também limites para cada categoria por ciclo de re-certificação.

Para mais detalhes sobre a credencial PMI-ACP®, consulte o site da certificação.

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI São Paulo!

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!
TOPO