fbpx

7ª edição do PMBOK® Guide

Durante anos, o Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) tem sido o recurso indispensável para ajudar os profissionais a usar as melhores práticas para agregar valor no trabalho.

No entanto, os avanços rápidos na tecnologia e a necessidade de organizações e profissionais se adaptarem mais rapidamente às mudanças no mercado fizeram com que nossa profissão evoluísse. Os profissionais agora têm a tarefa de identificar a abordagem de entrega certa (preditiva, adaptativa ou híbrida) para fazer o trabalho e entregar valor. Para garantir que o Guia PMBOK® - Sétima Edição permaneça relevante, ele deve refletir essa flexibilidade e ajudar o profissional a gerenciar o projeto em questão para entregar resultados que possibilitem os resultados previstos. O Guia PMBOK® - Sétima edição, que inclui um The Standard for Project Management revisado, dará suporte a essa necessidade de flexibilidade ao adotar uma estrutura baseada em princípios para os domínios de padrão e desempenho do guia, no lugar de grupos de processos e áreas de conhecimento.

Aqui estão alguns fatos importantes que você deve saber:

    • O padrão para gerenciamento de projetos é o documento que leva a designação American National Standards Institute (ANSI). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) fornece uma estrutura para a aplicação do padrão.
    • A próxima edição reflete toda a gama de abordagens de desenvolvimento, sem preferência por uma sobre a outra.
    • Em vez de focar apenas nas entregas dos projetos, estamos ajudando a colocar o foco nos resultados do projeto também.
    • Também fornecemos considerações específicas para adaptar a abordagem e os processos de desenvolvimento às características exclusivas do projeto.

Fonte: pmi.org


Os profissionais que já são certificados não serão prejudicados uma vez que não perderão sua validade, assim como os critérios para manutenção serão mantidos.

Para associados o guia PMBOK® é disponibilizado gratuitamente em arquivo PDF para uso pessoal e intransferível.

Saiba Mais

A compra do guia impresso poderá ser feita a partir de 31/03/2021. Faça já sua reserva.

Você sabe o que é PMBok®?

Para os profissionais que atuam na área de gerenciamento de projetos este é um guia de boas práticas e não uma metodologia. Ele é a base de conhecimento para as certificações na área de gerenciamento de projetos do PMI®.

O PMBok® é revisado e atualizado a cada 4 anos. Sua primeira edição é de 1996 e a última de 2017 (6ª edição). Nestas primeiras edições, a abordagem era tradicional e baseada em eventos onde o escopo dos projetos era bem definido. 

A partir da 6ª edição, as metodologias ágeis começaram a surgir tendo em vista a crescente necessidade de se desenvolver meios mais apropriados para gerenciar projetos de TI (tecnologia da informação) e de inovação, com entrega de valor constante.

A nova 7ª edição do PMBok®, traz as abordagens ágeis, adaptativas e híbridas (mistura das tradicionais com as ágeis) para dentro dos possíveis contextos e cenários aos quais os projetos possam estar inseridos. O profissional de gestão de projetos deverá estar mais alinhado às questões de estratégia das organizações. Suas habilidades devem transitar verticalmente e horizontalmente e devem ter uma atitude flexível frente aos desafios que projetos de inovação trazem, saber trabalhar as demandas x dificuldades para atuar como um alto gestor com orientado para resultados.

Quais as principais mudanças?
  • Os 5 processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento&Controle e Encerramento) deixam de existir e no lugar destes entram os Princípios de Entrega do Projeto (Project Delivery Principles). 
  • As áreas de conhecimento (Escopo, Cronograma, Custos, Recursos, Riscos, Comunicação, Aquisições, Qualidade, Partes Interessadas e Integração) também deixam de existir de forma direta e entram os Domínios de Desempenho do Projeto (Project Performance Domains), que é um grupo de atividades direcionadas a efetiva entrega de resultados e que inclui importantes práticas de gestão para um gerenciamento de projetos eficaz. 
  • O guia NÃO terá mais os exemplos das ferramentas e técnicas nele próprio. Será criada e disponibilizada uma plataforma interativa chamada PMIstandarts+™.

Os profissionais que já são certificados não serão prejudicados uma vez que não perderão sua validade, assim como os critérios para manutenção serão mantidos.

Saiba Mais

 

Tire suas dúvidas sobre o Guia PMBOK® - Sétima Edição

Durante anos, o Guia PMBOK®️ tem sido o recurso indispensável para ajudar os profissionais a usar práticas para agregar valor no trabalho. No entanto, os profissionais nos disseram que o guia precisa evoluir para se manter atualizado com as melhorias rápidas em tecnologia e a necessidade de organizações e profissionais para se adaptarem mais rapidamente às mudanças no mercado. Os praticantes agora têm a tarefa de identificar a abordagem de entrega certa (preditiva, adaptativa ou híbrida) para fazer o trabalho e entregar valor. Para garantir que o Guia PMBOK®️ - Sétima Edição permaneça relevante, ele deve refletir isso flexibilidade e auxiliar o profissional na gestão do projeto em questão para permitir os resultados.

O plano para a próxima edição reflete toda a gama de abordagens de desenvolvimento, sem preferência de um sobre o outro. Em vez de nos concentrarmos apenas nas entregas dos projetos, estamos colocando o foco nos resultados do projeto também. Aqui estão alguns exemplos das mudanças previstas:

  • Uma mudança no padrão de grupos de processos para princípios - um conjunto de declarações que orientam ações e comportamentos dos profissionais de gerenciamento de projetos, independentemente do desenvolvimento aproximação. Uma mudança no guia de áreas de conhecimento para domínios de desempenho do projeto.
  • Uma nova seção no guia dedicada à alfaiataria. O tema da alfaiataria existia nas edições anteriores do Guia PMBOK®; com esta atualização, no entanto, uma seção inteira é focada no assunto e fornece uma estrutura para realizar o processo de adaptação.
  • Uma nova seção no guia lista modelos comuns, métodos e artefatos disponíveis para projeto praticantes. Esta nova seção fornece uma breve descrição e mapeia cada modelo, método e artefato para um ou mais dos domínios de desempenho do projeto, onde pode ser mais aplicável / útil.

Previsão de lançamento em 31 de março de 2021.

Sim. Na verdade, os grupos de processos são um dos modelos na seção Modelos, métodos e artefatos do rascunho do guia. Os conceitos da área de conhecimento serão vistos em múltiplos projetos domínios de desempenho.

O novo Exame PMP®, lançado em 2 de janeiro de 2021, continuará usando a Sexta Edição como referência. O novo exame está planejado há algum tempo e não está relacionado ao lançamento do PMBOK® Guia - Sétima Edição. Recomendamos fortemente que os candidatos se refiram ao exame atual guia de recursos para obter informações atualizadas sobre a preparação para as certificações. Informações sobre PMI certificações e mudanças futuras podem ser encontradas em www.PMI.org/certifications.

O exame CAPM® continuará usando a Sexta Edição como referência. Recomendamos fortemente que os candidatos consultem o guia de recursos do exame atual para obter informações atualizadas sobre a preparação para certificações. Informações sobre as certificações do PMI e mudanças futuras podem ser encontradas em www.pmi.org/certifications.

Não. As principais lições da Sexta Edição ainda serão válidas. No entanto, a sétima edição é estruturado em torno de uma estrutura mais holística com foco em resultados favoráveis.

O desenvolvimento do padrão revisado seguiu nosso desenvolvimento estabelecido e alinhado a ANSI processos, enquanto o guia seguiu o processo usado no desenvolvimento de outros guias do PMI®, como o Agile Practice Guide®. Ambos os documentos foram desenvolvidos com contribuições de mais de 200 participantes em grupos de foco e workshops, e revisões iterativas dos rascunhos de conteúdo por mais de 70 profissionais e especialistas que representam a diversidade da profissão e seu alcance global.

O Guia PMBOK®, que inclui o The Standard for Project Management, será publicado em Inglês e 10 idiomas adicionais: árabe, chinês (simplificado), francês, alemão, italiano, japonês, Coreano, português do Brasil, russo e espanhol. Espera-se que as versões traduzidas sejam no primeiro trimestre de 2021.

Um padrão é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um órgão reconhecido. O Padrão para Gerenciamento de Projetos é o documento que contém os Padrões Nacionais Americanos Designação do Instituto (ANSI). Um guia para o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (PMBOK® Guia) fornece uma estrutura para a aplicação do padrão.

Reconhecemos que existem muitas estruturas e metodologias que os profissionais podem usar para orientar o projeto. É por isso que o rascunho da norma e do guia não prescreve uma abordagem específica. Múltiplas abordagens se encaixam nos princípios da norma preliminar e no desempenho do projeto domínios descritos no guia.

Sabemos que os profissionais têm a tarefa de identificar a abordagem de entrega correta (preditiva, adaptativa ou híbrido) para fazer o trabalho e agregar valor. Para garantir o Guia PMBOK® - Sétima Edição permanece relevante, estamos focados em fornecermos flexibilidade para auxiliar o profissional na gestão do projetar e entregar resultados que possibilitem resultados independentemente da abordagem de desenvolvimento. O padrão pendente para gerenciamento de projetos apresenta 12 princípios de gerenciamento de projetos, mas eles não são princípios especificamente ágeis. Em vez disso, os princípios são considerados universais, independentemente de aproximação. O Guia PMBOK® concentra-se nos domínios de desempenho do projeto para refletir todo o espectro de abordagens de preditiva a adaptativa.

Informações detalhadas sobre entradas, ferramentas e técnicas, e saídas serão encontradas em um novo digital plataforma, PMIstandards+™. O PMBOK Guide® - Sétima Edição expandiu a amplitude do ferramentas listadas em uma nova seção intitulada "Modelos, métodos e artefatos" e conteúdo sobre como aplicar estes por tipo de projeto, abordagem de desenvolvimento e setor da indústria são apresentados no PMIstandards+™.

As atualizações do The Standard for Project Management, incluídas no Guia PMBOK® - Sétimo Edition, não afetam a validade da sua certificação. Parabéns por ganhar seu CAPM certificação!

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI São Paulo!

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!
TOP
Loading...