O Vice-presidente de Operações do PMI São Paulo, PMP, André Ricardi, inaugura uma série de matérias intitulada “Palavra do Diretor”. A intenção é aproximar o corpo executivo da comunidade de gestão de projetos, ao expor suas ideias e diretrizes para as ações que serão desenvolvidas ao longo da Gestão 2019-2020 no Capítulo.
André Ricardi atuou como Diretor de Programas do PMI São Paulo de 2015 a 2018. Ele é especialista em gerenciamento de projetos há mais de 24 anos, com participação em projetos nacionais e internacionais em empresas financeiras, de logística, comércio exterior e indústria, como Diretor, Consultor, Gerente de Projetos e Analista de Sistemas.
No momento responde também pela coordenação pedagógica dos cursos de pós-graduação “Gerenciamento de Projetos — Práticas do PMI” e “Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO” do SENAC São Paulo.
Confira a entrevista completa:
PMI São Paulo – Você já foi diretor de programas do PMI São Paulo por muitos anos. Como vê essa nova fase?
Ricardi – Estamos muito confiantes de que podemos entregar mais valor ao nosso associado, pois iniciamos nosso planejamento escutando a comunidade, através de pesquisa específica, e também olhando para as pesquisas mais recentes realizadas pelo PMI Global e pelo Capítulo São Paulo.
Montamos um planejamento estratégico consistente e alinhado a estas expectativas da comunidade, estruturando de forma a medirmos o desempenho através de conceitos de Balanced Score Card – BSC e metas bem definidas e realistas.
PMI São Paulo – O que a comunidade pode esperar dessa gestão?
Ricardi – Muitas novidades. Iniciamos novos Programas e mantivemos aqueles que tinham a maior percepção de valor para o nosso associado. Vamos escutar com frequência a comunidade, permitindo que todos opinem sobre os temas que gostariam de ver tratados nos eventos promovidos pelo Capítulo, assim como nos benefícios que gostariam de receber, ou que percebem ter maior valor.
Vamos oportunizar o voluntariado para todos, com chances iguais, através da publicação de todas as vagas no sistema oficial do PMI, o VRMS. Os candidatos serão entrevistados e terão chance de mostrar como podem colaborar com a comunidade, e também perceberem o que podem aprender com a ação voluntária.
PMI São Paulo – Quando pensamos em operação, pensamos em ações e trabalho. Quais são as principais ações previstas para integrar e gerar valor aos associados do Capítulo em 2019?
Ricardi – Sem dúvida as principais ações para 2019 giram em torno do nosso Programa de Benefícios para o Associado: o Blue Hearts Rewards. Ele consolida os benefícios e o relacionamento do Associado com o Capítulo, proporcionando o retorno do investimento que é feito na associação.
Também pretendemos lançar parcerias que trarão descontos e oportunidades para os associados que aderirem ao programa, sendo que algumas já estão em fase avançada de negociação.
Com o crescimento do programa Blue Hearts Rewards os benefícios aumentarão gradualmente, de forma consistente, e alinhado com as expectativas e anseios do Associado.
Conheça e CADASTRE-SE no Blue Hearts Rewards
Quais as perspectivas para o gerenciamento de projetos
PMI São Paulo – Com tantos anos de experiência, para aonde você acredita que o gerenciamento de projetos está caminhando?
Ricardi – O gerenciamento de projetos atualmente, e já há algum tempo, apresenta um aumento constante da percepção de valor pelas mais diversas áreas, sendo que algumas delas antes nem sabiam de sua existência. Profissionais e estudantes de áreas como saúde, administração e muitas outras que, em um primeiro momento, não conseguiam visualizar como o gerenciamento de projetos poderia ajudá-los, agora buscam se aperfeiçoar, e aprender como entregar mais, mais rápido, gastando menos e com mais qualidade.
PMI São Paulo -Já é consenso nas empresas de que o profissional é um ganho para a organização e para os resultados dos projetos?
Ricardi – Não, e talvez nunca seja. Considero qualquer consenso nocivo para a evolução da humanidade. Se não tivermos opiniões divergentes não vamos crescer e aprender novas alternativas. É importante buscar novas metodologias, assim como o desenvolvimento das consagradas.
Mas sem dúvida a maioria já percebe o seu valor. Importante não buscar fórmulas prontas, ou tentar copiar os modelos e metodologias adotados pela empresa vizinha, ou concorrente. Há de se ter a capacidade de raciocinar e analisar os cenários que se apresentam, de forma a aproveitar ao máximo o que cada proposta tem de melhor, adequando às necessidades específicas de cada organização.
PMI São Paulo – Se tivesse que destacar três atitudes de um gerente de projetos conectado com as novas e boas práticas de gestão de projetos, quais seriam?
Ricardi – Ser inovador, organizado e empático. Sem estas atitudes dificilmente um gerente de projetos terá sucesso. O preparo exige muito, mas ao final vale muito a pena. Acredite! Venha aprender junto conosco no PMI São Paulo. Estamos constantemente aprendendo juntos. Eternos aprendizes…