A Placker é uma das parceiras de destaque do Capítulo PMI São Paulo. A empresa, que conta com um time 100% remoto, fornecer as ferramentas para planejar, rastrear e relatar qualquer tipo de trabalho de forma eficaz em equipes, projetos e metodologias.
Fundada em 2014 por Reinder Visser, que ficou cada vez mais frustrado em planejar, rastrear e relatar o trabalho entre equipes, projetos e programas, as soluções da Placker já são utilizadas no Capítulo.
Nós conversamos com o Diretor de Sucesso do Cliente, Gustavo Simões Braga, que acompanha de perto as necessidades dos clientes. Como 2020 está sendo um dos anos mais atípicos, Braga conta que a “primeira resposta foi olhar para os nossos usuários, já que para eles o desafio foi ainda maior, já que o trabalho remoto se tornou uma realidade de repente, quase que da noite para o dia”.
O time enviou mensagens para todos os usuários da plataforma oferecendo apoio para redesenhar seus projetos. “Isso também é uma oportunidade para nós, porque nos ajuda a entender melhor os desafios dos nossos usuários e como resolvê-los. O Placker funciona bem quando você precisa realinhar muitos projetos, por exemplo, no gerenciamento de eventos, que são duramente afetados pela pandemia”.
A empresa foi uma das vencedoras do prêmio Codegeist da Atlassian, concedido pela empresa responsável pelo Jira e Trello, para aplicativos de nuvem. “Ficamos felizes por termos ganho o prêmio de “melhor aplicativo para trabalho remoto” no concurso Codegeist da Atlassian, com a nossa visão na solução dos desafios do trabalho remoto. Quando as equipes trabalham à distância, é ainda mais crítico monitorar tarefas e manter uma boa visão do trabalho de cada membro da equipe”, salienta o diretor.
O Placker ajuda as equipes a entender melhor o status do trabalho que está sendo feito e ajuda a comunicar de uma forma mais organizada.
Para ele, um dos principais desafios na adoção de ferramentas é o quanto a sua utilização é simples para os usuários. “Elas não deveriam servir para deixar a equipe mais ocupada, e sim para agregar valor. Quando alguma coisa ajuda nas suas atividades com pouco esforço, você provavelmente vai continuar usando”.
Questionado o que ele espera do cenário de gerenciamento de projetos daqui para frente, Braga corrobora algo que o Capítulo salienta há algum tempo: vai haver mudanças, em qualquer projeto.
“Para nós, o segredo para ser ágil e produtivo é ter uma visão atualizada do status do trabalho entre projetos e equipes. Quando você tem esse insight, é mais fácil se adaptar e comunicar o impacto das mudanças. Esse é o nosso foco: simplificar as coisas para que nossos usuários possam entender projetos complexos e concluir com sucesso”, diz.
Parceria
E se as mudanças são inevitáveis, as parcerias são imprescindíveis para somar esforços e propulsar as conquistas.
“Valorizamos muito a nossa parceria com o PMI SP, porque nós também gerenciamos projetos e programas, além de sermos membros do PMI. Criamos o Placker por que não havia muitas ferramentas disponíveis para gerenciar as estruturas de trabalho mais complexas, especialmente entre equipes e projetos. É muito bom ver que nossa visão esteja alinhada com os profissionais do PMI”, diz Gustavo Braga.
O feedback recebido dos membros também é essencial. “Isso nos ajuda a desenvolver novos recursos. Esperamos poder continuar a ampliar nossa parceria no futuro”.
Nós também, Gustavo!
Saiba mais sobre a solução Placker em placker.com.