Se você nos acompanha por aqui, sabe que uma das principais missões do PMI São Paulo é fortalecer o networking entre seus associados e a comunidade. E agora temos uma Diretoria específica para isso! A Palavra do Diretor deste mês é com Marcelo Antonelli, Diretor de Networking do Capítulo PMI São Paulo. Para ele, “podemos ter certificações, pós-graduações, fluência em diversos idiomas e outras competências. No entanto, se tivermos um bom networking nossa empregabilidade fica muito maior”.
Antonelli é PMP, PMI-ACP e PMI-RMP com mais de 16 anos de experiência na área de Gestão de Projetos e mais de 24 anos na área de TI. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em TI pela Fundação Getúlio Vargas. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Funcefet. Extensão em Gestão da Segurança da Informação Empresarial pela PUC-RJ. Certificado MCP – Redes Microsoft – e ISO 27001 – Segurança da Informação. Experiência em grandes empresas como Vale, Bradesco, Cielo, PETROBRAS, Claro, Oi e TIM. Atuação na Gerência de TI, na Gerência de Grandes Projetos e na implantação de Transformação Ágil / Digital. Grande experiência em PMOs.
Confira a entrevista completa:
PMI São Paulo – Como surgiu a Diretoria de Networking ?
Marcelo Antonelli – Essa diretoria era conhecida como Diretoria de Eventos até a metade do ano passado. Eu iniciei a gestão em Janeiro de 2019 com o objetivo de estruturar uma Diretoria de Marketing, Comunicação e Conteúdo que atendesse a todas as outras diretorias e a todas as regiões do estado de São Paulo.
Logo após o CBGPL (Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança), que realizamos com sucesso em Campinas em 2019, fui convidado para assumir a então Diretoria de Eventos do PMI São Paulo. Na época, o nosso presidente, Nelson Rosamilha, me pediu que os eventos fossem inovadores, que ousássemos, que fôssemos uma espécie de incubadora do PMI São Paulo. Assim, houve a primeira troca de nome e nos tornamos a Diretoria de Inovação com foco em eventos e em iniciativas inovadoras.
Esse mindset de inovação tomou conta e o PMI São Paulo instituiu um comitê de inovação, incluindo todos os conselhos do Capítulo: Operações, Governança, Fiscal e o próprio POFA (Presidente e VPs de Operações, Finanças e Administração). A esse comitê foi dado o nome de NCE – New Community Experience.
Algumas heranças que tivemos da Diretoria de Inovação:
- InoVALE (Seminário de Inovação do Vale do Paraíba), realizado em parceria com a Diretoria de Branches (uma espécie de filiais do PMI São Paulo).
- Seminário de Mobilidade Digital, com entrada EXCLUSIVA de associados do PMI São Paulo.
- PMO Experience (Seminário de PMO), que contou com diversas experiências inovadoras como ingressos a custos baixos, um alto resultado financeiro, custos baixíssimos e diversas parcerias muito felizes.
- Meetups – com temas inovadores e disruptivos trouxeram novos públicos para dentro do PMI São Paulo.
- PMI SP Talks – Eventos em formato de palestra ou debate.
- Next Gen – Conjunto de iniciativas para atender ao público mais jovem.
Mantivemos alguns projetos de sucesso e incorporamos outros:
- Happy Hour – Encontro com palestras eventuais, mas com foco absoluto no Networking. Já são quase 200 edições seguidas.
- Webinars – Encontro online com mais de 100 edições.
- Double Shot – Evento com 2 palestras e um painel. Sempre realizado em parceria com uma universidade, com um dos palestrantes indicado pelo PMI São Paulo e o outro pela Universidade. É o evento em que estimulamos o Networking com a academia.
Com a gestão da inovação indo para o New Community Experience (NCE), fiquei pensando que apenas realizar eventos é muito pouco, temos que agregar valor à nossa comunidade e, principalmente, aos nossos associados.
Tenho uma frase que me acompanha pelos últimos anos: Networking é o ativo que mais emprega nesse mundo VUCA em que vivemos. Podemos ter certificações, pós-graduações, fluência em diversos idiomas e outras competências. No entanto, se tivermos um bom networking nossa empregabilidade fica muito maior.
Eu sou um bom exemplo da força do slogan do PMI: “Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI”. Já me recoloquei rapidamente através do networking que construí dentro do PMI, fiz muitos amigos que tenho até hoje. Inclusive, facilitou muito a minha vida conhecer muita gente do PMI São Paulo quando me mudei do Rio de Janeiro pra cá.
Conversei com o nosso VP de Operações, André Ricardi, e criamos a Diretoria de Networking, com o objetivo gigante de unir toda a comunidade de projetos, gestão, liderança, inovação, transformação, agilidade e tudo mais que estiver alinhado aos objetivos do PMI.
PMI São Paulo – Quando falamos em networking, podemos abordar milhares de modalidades. Qual o foco do PMI São Paulo em 2020? Para quais projetos estão voltados os olhares da Diretoria?
Marcelo Antonelli – Temos muitos tipos de eventos no nosso portfólio. No entanto, o foco continua com espaços para melhoria. Precisamos unir a comunidade de São Paulo. O PMI São Paulo tem a capacidade de ser o hub, o concentrador, a cola que precisamos para unir todas as tribos que se formaram rapidamente nesse momento de grande transformação.
Com relação aos projetos, tivemos um trabalho de revisão do planejamento estratégico entre o fim de 2019 e o início deste ano. No entanto, no último dia do PMO Experience, com o avanço da pandemia da COVID-19, foi determinada a suspensão de todos os eventos presenciais. Ali vi todo o planejamento sofrer uma metamorfose. Tive quatro dias para apresentar um plano de emergência. Montamos um plano ousado.
Em 2 de abril, em uma parceria vitoriosa com a Diretoria de Branches, iniciamos o plano de ter eventos quase todos os dias. Esse esforço gigante ficou mais fácil pois utilizamos nossos voluntários de todas as partes do estado de São Paulo. Hoje já tivemos dezenas de eventos com sucesso de participações e de repercussão nas redes sociais e nas nossas pesquisas.
Com essa frente endereçada, temos um olhar importante para parcerias em eventos de comunidades afins à nossa. Trabalho, assim como com a Diretoria de Branches, muito alinhado com a Diretoria de Relacionamento Institucional. Nos meses de abril e maio, tivemos parcerias com o Coletivo Ação, com quatro fins de semana de workshops na área de agilidade e descontos exclusivos para nossos associados. No início de maio, iniciou-se uma parceria com a Jornada Colaborativa. Serão 11 eventos em 11 sábados seguidos, também com descontos exclusivos para nossos associados. E vem muito mais por aí.
Já temos uma parceria alinhada com a Mundo PM, que utilizará nossos eventos para realizar todas as etapas da nacionalmente reconhecida premiação de Projeto do Ano 2020. Temos também outras empresas e comunidades interessadas que estão adequando suas datas para contar com nossa parceria e experiência na construção de seus eventos anuais.
Por fim, temos o interesse de realizar, ainda neste ano, mais três seminários setoriais, sendo um de Inovação no Vale do Paraíba; um online de Transformação, no mês de julho; e outro em setembro, com tema a ser definido em função da incerteza que ainda estamos vivendo.
Sabemos que é um desafio enorme, mas temos certeza de que também estamos ajudando a comunidade de Gerenciamento de Projetos, Inovação, Transformação, Liderança e afins neste momento de isolamento pelo qual estamos passando.
Por isso, teremos muitas vagas de voluntariado sendo abertas para associados que desejem entregar este valor, gerar muito networking e desenvolver competências que nunca imaginou ter.
PMI São Paulo – Como é feita a escolha dos eventos no Capítulo? Quais são as prioridades ao escolher temas para tais?
Marcelo Antonelli – Essa parte é um dos meus orgulhos. Quando a nova gestão foi eleita fez uma pesquisa e fizemos um planejamento para o biênio. No entanto, isso sempre me preocupou. Com o mundo mudando em uma velocidade tão grande, não seria possível utilizarmos pesquisas anuais para tomada rápida de decisão.
Sendo assim, iniciamos a implantação padronizada de formulários de inscrição e de pesquisas de satisfação nos eventos. Muitos perguntam o porquê de duas pesquisas por evento. A resposta é fácil e simples. Como muitos dos eventos são gratuitos, temos um percentual em torno de 50% dos inscritos que não comparecem. Se fizéssemos apenas uma pesquisa ao final, perderíamos muita informação importante. Queremos saber quem é associado ao PMI São Paulo e quem não é. Queremos saber a intenção de renovar e não renovar. Queremos saber dos Não Associados se gostariam de ser e por que ainda não são. Enfim, queremos ter dados para a tomada de decisão de como melhor atender nossos associados e como atender às necessidades de quem gostaria de ser e ainda não é.
Hoje temos dezenas de milhares de registros que nos ajudam a saber o que mais agrada, o que menos agrada, onde precisamos melhorar e o que ainda não fazemos bem. Esses registros estão sendo preparados neste momento para serem incorporados ao CRM que estamos implementando para entender, ainda melhor, a maior razão de existir do PMI: seus associados e sua comunidade.
Com o advento da pandemia, nossos Branches deixaram de ser distantes. Eu brinco com eles que nossa fronteira passou a ser a qualidade de nosso conteúdo e de quão agradável são nossos encontros com a comunidade. Assim, consegui expandir o modelo integrado de pesquisas para os branches, o que potencializou nossa capacidade de entender as necessidades de nossa comunidade.
PMI São Pualo – Como os associados podem colaborar no processo de networking das atividades do Capítulo? O envolvimento e compartilhamento de expertises é algo almejado para entregar os projetos?
Marcelo Antonelli – Os associados, como disse antes, são a razão de existir do PMI. Sem eles o PMI não existe. Sendo assim, os associados sempre estarão no centro de nossas estratégias. Quando reestruturamos a Diretoria de Eventos, passamos a ser Inovação e, depois, Networking, foi sempre pensando em como entregar mais oportunidades à comunidade e, principalmente, aos associados.
O Networking é um processo de cultivar uma rede de contatos. Costumo dizer que quantidade não significa, necessariamente, qualidade. Além de conhecer as pessoas, precisamos saber o que cada um tem de conhecimento, habilidade e, principalmente, atitude. Quando preciso escolher um voluntário para gerenciar um programa, identifico entre os inscritos e a minha rede de contatos (network) do PMI quem se encaixaria melhor para aquela necessidade.
Desta forma, quanto mais os associados participarem do voluntariado, mais o conheceremos como pessoas, como amigos e também como profissionais. Graças à Deus tenho um networking muito forte e estou sempre sendo consultado a indicar profissionais para empresas da nossa área. Se tem alguém com quem trabalhei no PMI e que eu sei que atende a todos os requisitos, certamente farei um esforço para ajudar. Veja que voltei ao ponto do início da entrevista. Quando você se envolve com o PMI coisas boas realmente acontecem. O Networking é o nome que damos a isso quando cultivamos essa rede de relacionamentos.
Com relação ao conhecimento prévio de determinado assunto, a resposta é, definitivamente, NÃO !!! O PMI é uma escola. Hoje temos um PMO mega estruturado, com um modelo de gestão muito bem definido, que permite que qualquer pessoa se desenvolva assim que entrar em uma vaga de voluntário.
Eu, por exemplo, era Gerente de Desenvolvimento Profissional no PMI Rio de Janeiro. Depois me pediram para ajudar com o Marketing para eventos. Fui treinado, virei Vice-Presidente de Marketing e Comunicação. Quando cheguei a São Paulo, fui ajudar meu amigo Raimundo Gomes, então Diretor de Desenvolvimento Profissional e atual Vice-Presidente Administrativo Financeiro, estruturando o marketing da diretoria dele. Isso me credenciou a ser Diretor de Marketing, Comunicação e Conteúdo, como iniciamos este artigo.
Espero ter contribuído para dar uma visão do que a nossa Diretoria de Networking tem feito para contribuir com a nossa comunidade. Queremos os associados e a comunidade mais perto de nós para entregarmos cada vez mais e melhor !!!
Abraços a todos e fiquem em casa !!!