Seja um instrutor em Gerenciamento de Projetos

O que é a AFIGP?

O mercado para docência na área de gestão organizacional de projetos vem crescendo rapidamente e precisa cada vez mais de profissionais competentes para atuar em diferentes frentes tais como: multiplicação, instrução, docência em cursos superiores e em pós-graduação, mentoring, entre outros.

Visando atender à esta demanda e preparar os futuros instrutores de gestão organizacional de projetos para influenciar os profissionais do mercado brasileiro na ampla e correta aplicação das melhores práticas, o PMI São Paulo criou a iniciativa AFIGP, Academia de Formação de Instrutores de Gerenciamento de Projetos.

Como o programa da AFIGP foi desenvolvido?

Nosso programa foi rigorosamente elaborado pelos nossos Mentores Acadêmicos e contém inúmeros temas para apoiar na formação de profissionais competentes – incluindo didática, postura e atitude, ferramentas, planejamento, práticas, gestão do conhecimento, entre outros.

Como é o mercado hoje para instrutores de gestão de projetos?

O mercado para docência na área de gestão organizacional de projetos vem crescendo rapidamente e precisa cada vez mais de profissionais competentes para atuarem em diferentes frentes – incluindo multiplicação, instrução, docência em cursos superiores e em pós-graduação, mentoring, entre outros.

Os egressos do curso têm facilidade em se colocarem no mercado?

Os alunos que se destacarem no curso terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Isso ocorrerá com o convite, pelo PMI São Paulo aos melhores alunos, para serem instrutores das turmas dos preparatórios para a certificação e treinamentos ou atuarem em outras iniciativas do capítulo, respeitando os pré-requisitos estabelecidos.

Além disso, o ambiente do curso acaba sendo uma “vitrine” para os alunos, criando assim a oportunidade de sua colocação no mercado acadêmico por mentores do curso.

  • Conhecimento em algum segmento relacionados à gestão de projetos, programas e/ou portfólios (o programa não irá incluir temas técnicos relacionados à gestão de projetos, programas e/ou portfólios - irá focar no desenvolvimento das suas competências para a instrução de conhecimentos que já possui).
  • Experiência de cinco anos na liderança de temas relacionados à gestão de projetos, programas e/ou portfólios, não havendo propriamente a necessidade de possuir o “cargo de liderança”.
  • Nível universitário.
  • Mínimo de 35h de cursos de formação específica em Gerenciamento de Projetos e/ou Certificações nesta área de atuação.
  • Intenção legítima de atuar na disseminação de conhecimentos e habilidades de forma ética.
  • Ser aprovado no processo seletivo.

O processo seletivo é dividido em duas fases:

Na primeira fase, o candidato deve enviar um e-mail para afigp@pmisp.org.br, anexando um currículo atualizado e uma carta (mínimo de 500 caracteres) descrevendo por quê deseja fazer a AFIGP.

Esse material será analisado e, uma vez aprovado na primeira fase, o candidato será entrevistado por um responsável pelo curso quando serão alinhadas as expectativas sobre o curso e avaliado o perfil do candidato.

3/06/2019 -  Aula Magna  (19h - 23h)
5/06/2019 -  Professor do Séc XXI (19h - 23h)
8/06/2019 -  Coaching (08h - 17h)
10/06/2019 - Planejamento (19h - 23h)
12/06/2019 - Didática (19h - 23h)
17/06/2019 - Postura/Atitude (19h - 23h)
19/06/2019 - Didática (19h - 23h)
24/06/2019 - Avaliação (19h - 23h)
26/06/2019  - Didática (19h - 23h)
29/06/2019 - Ferramentas (08h - 17h)
01/07/2019  - Postura/Atitude (19h - 23h)
03/07/2019 - Didática (19h - 23h)
13/07/2019  - Sessão Docência (08h - 17h)
15/07/2019 - Práticas (19h - 23h)
17/07/2019 - Coaching (19h - 23h)
22/07/2019 - Postura/Atitude (19h - 23h)
24/07/2019 - Planejamento (19h - 23h)
29/07/ 2019 - Práticas (19h - 23h)
31/07/2019 - Formação Específica (19h - 23h)
03/08/2019 - Coaching (08h - 17h)
24/08/2019 - Sessão Docência (08h - 17h)

Mentores
Ana Carolina Angeli Polete

Ana Carolina Angeli Polete

Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Projetos. Advogada e Pedagoga. Coordenadora pedagógica e Gerente de projetos na FIA – Fundação Instituto de Administração. Professora de MBA’s na FIA e na Laureate International Universities, na área da educação e gerenciamento de negócios e projetos, com a utilização da metodologia Harvard de Estudo de Casos.

Fabio Pitorri

Fabio Pitorri

Um dos profissionais mais certificados em gestão de projetos do mundo. Defensor da importância dos soft skills para o sucesso profissional e pessoal. Mestre pela FGV, pela Georgetown University e pelo ESADE Business School. Docente da FEBRABAN, USP, FIA, IBMEC, FGV, USP, entre outras instituições.

Enock Godoy

Enock Godoy

Coordenador Acadêmico da FIAP, Doutor em Administração e Docente de temas relacionados à Gestão de Projetos.

Wanderley Carneiro

Wanderley Carneiro

Pós Reitor da FECAP, Doutor em Educação e Docente de temas relacionados à Gestão de Projetos.

Elaine Alves de Jesus

Elaine Alves de Jesus

Certificada em Coaching e PNL por uma ACTP autorizada pela ICF (International Coach Federation), pós-graduada em gestão estratégica de pessoas. Coach e Docente nas intituições: PMI-SP AIFGP | FGV- ISAE | FECAP | FEBRABAN | AIESEC Brasil | Albert Einstein | USP.

Ubirajara Carnevale de Moraes

Ubirajara Carnevale de Moraes

Pesquisador Doutor da Escola de Engenharia – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2007. Coordenador do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sirley Almeida

Sirley Almeida

Psicóloga, Docente do MBA em Gestão de Projetos da USP/ESALQ e atuando há 9 anos como consultora da Cia. de Talentos.

Carol Shinoda

Carol Shinoda

Doutoranda na FEA/USP com tese sendo desenvolvida na área de Desenvolvimento do Propósito de Vida na Educação. Coordenadora Acadêmica do MBA de Gestão de Projetos da USP/ESALQ e Professora da FEI na eletiva de Coaching para Projeto de Vida.

Rosária de F. S. M. Russo

Rosária de F. S. M. Russo

Doutorado e mestrado em Administração (FEA/USP), MBA em Gestão de Projetos, Tecnóloga em Processamento de Dados. Professora da Pós-graduação (strictu sensu) em Gestão de Projetos (Mestrado e Doutorado) da Uninove.

Prof. Dr. Armando Terribili Filho, PMP

Prof. Dr. Armando Terribili Filho, PMP

Doutor em Educação, atuando como docente em pós-graduação na Positivo (PR), FIEP (PR), ESIC (PR) e UNIVALI (SC). Autor de diversos livros.

André Ricardi, PMP

André Ricardi, PMP

Associado ao PMI Global e ao Capítulo São Paulo desde 2007, atuando como voluntário desde então, tanto formal como informalmente. Atualmente é Diretor na gestão 2015/16, responsável pelos Associados e Voluntários. Liderou nesta gestão a implementação do PRÓ-SER, programa que auxilia no desenvolvimento do Ser Humano através de Projetos Sociais e Formativos.

Especialista em gerenciamento de projetos há mais de 20 anos, com atuação em projetos nacionais e internacionais em empresas financeiras, de logística, comércio exterior e indústria, destacando entre elas Santander/Banespa, König, Hexa Solution, Wilson Logistics, Leschaco, Santander, Verano, Perrotti Partners, Bradesco, Capgemini e METSO. Estuda o assunto há mais de 30 anos.

Participou em mais de 28 projetos profissionais, sendo em 21 deles como gerente de projetos ou líder. Utiliza os conceitos do Guia PMBOK® desde sua primeira versão.

Autor da Metodologia e do Workshop Easy Life Canvas, e do seu complemento, o Easy Life Kanban.

Autor do método Preparatório PMP® utilizado pela EasyBOK e dos workshops EasyDay, EasyWeek e EasyExpert.

Autor do livro “EASYBOK: Um Guia de Sobrevivência para o Gerente de Projetos”. Organizador da Coleção Grandes Especialistas Brasileiros em Gerenciamento de Projetos (14 volumes), publicada pela Editora Elsevier em 2014. Revisor técnico do livro “Gerência de Projetos – Guia para o Exame Oficial do PMI”, da autora Kim Heldman. Edições de 2009 e 2014. Revisor técnico do livro “Guia de Templates para Gerenciamento de Projetos”, da autora Cynthia Snyder, publicado pela Editora Elsevier em 2013.

Pós-graduado em “Docência no Ensino Superior” e Bacharel em análise de sistemas, atua como professor há 30 anos, sendo há 11 anos em pós-graduação e há 18 em graduação.

É coordenador dos cursos de pós-graduação “Gerenciamento de Projetos — Práticas do PMI” e “Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO” do SENAC. Atuou como docente nas seguintes Escolas: FGV, FATEC-SP, MACKENZIE, FECAP, INPG, Impacta e Cruzeiro do Sul.

Perfil completo em: br.linkedin.com/pub/andré-ricardi-pmp/13/94a/343.

PRÓXIMA TURMA

Início: 03 de Junho
Término: 24 de Agosto

Carga horária: 104 horas

INVESTIMENTO

• Voluntários PMI-SP R$ 4.480,00
• Blue Hearts PMI-SP R$ 4.760,00
• Associado PMI-SP R$ 5.040,00
• Outros profissionais R$ 5.600,00

FORMAS DE PAGAMENTO

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI São Paulo!

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!
TOP