fbpx

Seja um instrutor em Gerenciamento de Projetos

O que é AFIGP?

O mercado para docência na área de gestão organizacional de projetos vem crescendo rapidamente e precisa cada vez mais de profissionais competentes para atuar em diferentes frentes tais como: multiplicação, instrução, docência em cursos superiores e em pós-graduação, mentoring, entre outros.

Visando atender à esta demanda e preparar os futuros instrutores de gestão organizacional de projetos para influenciar os profissionais do mercado brasileiro na ampla e correta aplicação das melhores práticas, o PMI São Paulo criou a iniciativa AFIGP, Academia de Formação de Instrutores de Gerenciamento de Projetos.

Como o Programa AFIGP foi desenvolvido?

Nosso programa foi rigorosamente elaborado pelos nossos Mentores Acadêmicos e contém inúmeros temas para apoiar na formação de profissionais competentes – incluindo didática, postura e atitude, ferramentas, planejamento, práticas, gestão do conhecimento, entre outros.

Como é o mercado para Instrutores de Gestão de Projetos?

O mercado para docência na área de gestão organizacional de projetos vem crescendo rapidamente e precisa cada vez mais de profissionais competentes para atuarem em diferentes frentes – incluindo multiplicação, instrução, docência em cursos superiores e em pós-graduação, mentoring, entre outros.

Os egressos do curso têm facilidade em se colocarem no mercado?

Os alunos que se destacarem no curso terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Isso ocorrerá com o convite, pelo PMI São Paulo aos melhores alunos, para serem instrutores das turmas dos preparatórios para a certificação e treinamentos ou atuarem em outras iniciativas do capítulo, respeitando os pré-requisitos estabelecidos.

Além disso, o ambiente do curso acaba sendo uma “vitrine” para os alunos, criando assim a oportunidade de sua colocação no mercado acadêmico por mentores do curso.

  • Conhecimento em algum segmento relacionados à gestão de projetos, programas e/ou portfólios (o programa não irá incluir temas técnicos relacionados à gestão de projetos, programas e/ou portfólios - irá focar no desenvolvimento das suas competências para a instrução de conhecimentos que já possui).
  • Experiência de cinco anos na liderança de temas relacionados à gestão, não havendo propriamente a necessidade de possuir o “cargo de liderança”.
  • Nível universitário.
  • Intenção legítima de atuar na disseminação de conhecimentos e habilidades de forma ética.
  • Ser aprovado no processo seletivo.

O processo seletivo é dividido em duas fases:

Na primeira fase, o candidato deve enviar um e-mail para afigp@pmisp.org.br, anexando um currículo atualizado e uma carta (mínimo de 500 caracteres) descrevendo por quê deseja fazer a AFIGP.

Esse material será analisado e, uma vez aprovado na primeira fase, o candidato será entrevistado por um responsável pelo curso quando serão alinhadas as expectativas sobre o curso e avaliado o perfil do candidato.

2022
Carga horária total: 130 horas

Carga horária síncrona: 104 horas

Carga horária assíncrona: 26 horas

Carga horária: 4 
Apresentação da proposta do curso
Evolução da AFIGPA, desde a primeira turma até o momento
Posicionamento dos nossos egressos no mercado de trabalho
Premiação da AFIGPA (Projeto do ano)
Ampliação para outros Capítulos do PMI e outros Países

Carga horária: 12

Entender como ocorre o processo de aprendizagem no público adulto; Desenvolver práticas didáticas voltadas ao ensino de adultos Preparar e realizar apresentações de modo online ou presencial, de elevada qualidade.

Carga horária: 12
POSTURA:
Carisma / Atitude Inovadora / Comprometimento / Equilíbrio Emocional / Ética Profissional / Pensamento Crítico / Criatividade / Liderança / Motivação
ATITUDE:

Relacionamento Interpessoal / Escuta Ativa / Empatia / Sociabilidade / Receptividade / Flexibilidade

Carga horária: 4

Entender o que é avaliação, valor e juízo de valor; Descrever os níveis de Avaliação Educacional; Debater sobre avaliação de aprendizagem; Elaborar instrumentos avaliativos e escolher critérios claros e pré-definidos de avaliação.

Carga horária: 4

Promover o conhecimento e prática de estratégias e ações que possibilitem um processo de comunicação por meio da web, redes sociais e dispositivos móveis.

Carga horária: 16

Avaliar o seu momento atual para elaborar um objetivo e um plano de desenvolvimento para a sua trajetória na Academia;
Avaliar e dar continuidade no seu desenvolvimento na Academia.

Carga horária: 08

Conhecer e identificar ferramentas de design de experiência de aprendizagem.

Carga horária: 16
Planejamento I e II
Compreender os componentes do planejamento pedagógico de uma disciplina dentro de uma instituição de ensino superior, mas com a visão de outros tipos de cursos também. Ao final da disciplina estará apto a desenvolver um plano de ensino (ou ementa) e um plano de aula.

Conhecer e praticar metodologias ativas aprendendo como é possivel transformar o aluno em um agente ativo e produtor de conhecimento.

Carga horária: 4 

Elaborar os objetivos de aprendizagem das disciplinas/cursos que desejam ministrar, segundo a taxonomia de Bloom, de maneira clara e mensurável.

Carga horária: 4

Propiciar descobertas sobre a atuação do gerente de projetos como instrutor, possibilitanto prática correlatas.

Carga horária: 16

Propiciar um ambiente didático pedagógico para que o aluno possa apresentar, para uma banca de docentes, um compilado do seu processo de ensino aprendizagem visando uma melhoria contínua.

Mentores

  • Armando Terribili

    Docente em pós-graduação na Positivo (PR), FIEP (PR), ESIC (PR) e UNIVALI (SC). Autor de livros.

  • Elaine Alves

    FGV- ISAE, FECAP, FEBRABAN, AIESEC Brasil, Albert Einstein, USP

  • Enock Godoy de Souza

    Surveyor of Taxes at SEFAZ-SP. MBA Coordinator and Lecturer at FIAP

  • Fábio Pitorri

    Mestre pela FGV, pela Georgetown University e pelo ESADE Business School. Docente de diversas instituições.

  • Fernando Tsukumo

    TEDx Speaker • Professor do MBA Esalq, Poli, PUCPR e FIA

  • Leandro Wankes

    Head of Business Transformation @ Instituto Fenasbac, Professor, Consultor, Palestrante e Autor

  • Rosaria Russo

    Conselheira de organizações do terceiro setor, pesquisadora, mentora e professora.

  • Sirley Almeida

    Psicóloga, Docente do MBA em Gestão de Projetos da USP/ESALQ

  • Thuinie Daros

    Head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas

  • Ubirajara Moraes

    Coordenador de curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Wanderley Carneiro

    Pós Reitor da FECAP, Doutor em Educação e Docente de temas relacionados à Gestão de Projetos.

Armando Terribili

Docente em pós-graduação na Positivo (PR), FIEP (PR), ESIC (PR) e UNIVALI (SC). Autor de livros.

Disciplina
DIDÁTICA
Entender como ocorre o processo de aprendizagem no público adulto;
Desenvolver práticas didáticas voltadas ao ensino de adultos;
Preparar e realizar apresentações de modo online ou presencial, de elevada qualidade.

Elaine Alves

FGV- ISAE, FECAP, FEBRABAN, AIESEC Brasil, Albert Einstein, USP

Certificada em Coaching e PNL por uma ACTP autorizada pela ICF (International Coach Federation), pós-graduada em gestão estratégica de pessoas. Coach e Docente.

Enock Godoy de Souza

Surveyor of Taxes at SEFAZ-SP. MBA Coordinator and Lecturer at FIAP

Disciplina
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Elaborar os objetivos de aprendizagem das disciplinas/cursos que desejam ministrar, segundo a taxonomia de Bloom, de maneira clara e mensurável.
Carga horária: 4h

CAMINHOS DE CARREIRA
Propiciar descobertas sobre a atuação do gerente de projetos como instrutor, possibilitanto prática correlatas.
Carga horária: 4h

Fábio Pitorri

Mestre pela FGV, pela Georgetown University e pelo ESADE Business School. Docente de diversas instituições.

Disciplina
SESSÃO DOCÊNCIA I e II

Propiciar um ambiente didático pedagógico para que o aluno possa  apresentar, para uma banca de docentes, um copilado do seu processo de ensino aprendizagem visando uma melhoria contínua.

Sobre Fábio Pitorri:
Um dos profissionais mais certificados em gestão de projetos do mundo. Defensor da importância dos soft skills para o sucesso profissional e pessoal. Mestre pela FGV, pela Georgetown University e pelo ESADE Business School. Docente da FEBRABAN, USP, FIA, IBMEC, FGV, USP, entre outras instituições.

Fernando Tsukumo

TEDx Speaker • Professor do MBA Esalq, Poli, PUCPR e FIA

Disciplina
FERRAMENTAS DE DESIGN DE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
Conhecer e identificar ferramentas de design de experiência de aprendizagem.
Carga horária: 8h

 

Leandro Wankes

Head of Business Transformation @ Instituto Fenasbac, Professor, Consultor, Palestrante e Autor

Disciplina
COMUNICAÇÃO ON-LINE
Promover o conhecimento  e prática de estratégias e ações que possibilitem um processo de comunicação por meio da web, redes sociais e dispositivos móveis.
Carga horária: 4h

Rosaria Russo

Conselheira de organizações do terceiro setor, pesquisadora, mentora e professora.

Disciplina
PLANEJAMENTO I e II

Compreender os componentes do planejamento pedagógico de uma disciplina dentro de uma instituição de ensino superior, mas com a visão de outros tipos de cursos também. Ao final da disciplina estará apto a desenvolver um plano de ensino (ou ementa) e um plano de aula.  

Sirley Almeida

Psicóloga, Docente do MBA em Gestão de Projetos da USP/ESALQ

Disciplina
POSTURA E ATITUDE
Promover conscientização das competências relacionadas à postura e à atitude de um instrutor/ professor ao desenvolver e aplicar atividades de ensino-aprendizagem.
Carga horária: 12h

Thuinie Daros

Head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas

Disciplina
METODOLOGIAS ATIVAS
Conhecer e praticar metodologias ativas aprendendo como é possivel transformar o aluno em um agente ativo e produtor de conhecimento.
Carga horária: 8h

Ubirajara Moraes

Coordenador de curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Disciplina
DOCÊNCIA I e II

Propiciar um ambiente didático pedagógico para que o aluno possa  apresentar, para uma banca de docentes, um copilado do seu processo de ensino aprendizagem visando uma melhoria contínua.

Saiba mais sobre ele:
Pesquisador Doutor da Escola de Engenharia – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2007. Coordenador do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Wanderley Carneiro

Pós Reitor da FECAP, Doutor em Educação e Docente de temas relacionados à Gestão de Projetos.

Disciplina
DOCÊNCIA I e II

Propiciar um ambiente didático pedagógico para que o aluno possa  apresentar, para uma banca de docentes, um copilado do seu processo de ensino aprendizagem visando uma melhoria continua.

 

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI São Paulo!

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!
TOP
Loading...
X