
Fabiano Sannino atua como sócio de empresa de consultoria especializada em gestão de Projetos e Programas e em sua carreira foi gestor e executivo em empresas internacionais como DOW Química, Grupo Votorantim, Ernst&Young, KMPG, BearingPoint, CSC e INDRA Consulting. Possui vinte anos de experiência profissional em projetos complexos desenvolvidos nas seguintes áreas: Gestão de Projetos, Programas e Portfólio; Estruturação de Escritório de Gestão de Projetos; Estratégia e Mudança organizacional, Implementação Tecnológica, Logística, Gestão de Processos e Análise Financeira.
Nesses anos atuou em diversas indústrias como a automobilística, petrolífera, eletricidade, mineração, telecomunicações, bancário, governamentais e agronegócios. Em conjunto, possui vasta experiência em ONG onde atuou como diretor e membro do conselho do PMI São Paulo em anos anteriores, presidente da ACMP Brasil (Association of Change Manament Professionals), mediador de conflitos sociais e civis do fórum de justiça de São Paulo, membro do Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Diretor da Associação de ex-alunos da Escola de Engenharia Mauá, membro do Institute of Electrical and Electronic Engineers- USA (IEEE), associado do Chartered Institute of Arbitrator de Londres-UK e atuou como diretor de parcerias no Instituto de Engenharia.
Nos últimos anos atuou como consultor do IGESC da FIA, consultoria social da FIA -USP voltada para apoiar associações civis a desenvolverem suas atividades com ações de consultoria especializada promovida por voluntários.
Possui diversas certificações profissionais em gestão e atualmente finaliza o doutorado em Administração na FEA-USP. Possui graduação em Engenharia Elétrica, pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-SP, Gestão de conflitos pela Escola Paulista de Magistratura e Mestrado em Engenharia Industrial (Logística) pela PUC-RIO.
Minha atuação como voluntario iniciou-se como membro dos grupos técnicos em 2008, atuando como moderador do grupo dos terceiros setor e sustentabilidade. Nesta etapa promovemos a ampliação do grupo técnico e criação de alguns encontros com membros.
Convidado para atuar como editor do antigo PMI E-News, Jornal Eletrônicos sob gestão da Diretoria Marketing, onde disponibilizávamos entrevistas e cobertura das ações do PMI São Paulo a toda comunidade.
Durante este período, desenvolvi com diversas diretorias ações de eventos técnicos e parcerias com empresas e universidades.
Em 2014, fui designado para membro do Conselho de Orientação, e 2015 e 2016, atuei como Diretor de Programa, responsável pelas pastas de eventos técnicos e parcerias. Neste período além de ampliar o número de evento e lucro do PMI São Paulo, criamos parcerias estratégicas com empresas e com universidade que possibilitou a execução dos congressos como hoje conhecemos. Além disso, reforçamos e revisamos estruturação do conselho de ética do PMI São Paulo, gerindo casos críticos a comunidade de gestores de projetos.
⇨ 32 a 40 horas/mês
A atuação com voluntário e membro do conselho de governança de uma associação como o Capítulo São Paulo do PMI, requer a visão de que sua gestão deve ser diferenciada tendo como principais objetivos o avanço do estado da arte na prática, o apoio ao Gerenciamento de Projetos como uma disciplina profissional; e no estimulo nas organizações na utilização desta prática reconhecida.
Como voluntario, trago a minha experiência obtida em mais de 16 anos de ação em trabalho voluntários em organizações com o mesmo perfil e mais de 7 anos como voluntario, diretor e membro do conselho do PMI São Paulo, obtendo ótimos resultados, promovendo a ampliação do quadro de filiados, estruturação de ações que ampliaram a importância da associação perante aos grupos de interesse e para a sociedade em geral.
Percebo que o comprometimento e ética, assim como valores pessoais, também são requisitos primordiais ao trabalho com excelência e na formação da imagem da associação. Acredito que posso contribuir de forma efetiva, na formação desta imagem de forma ética e promovendo ações que ampliem a imagem da associação e intensifiquem o interesse de novos associados.
Toda experiência que tive como voluntario do PMI são Paulo, mostrou que o sucesso do trabalho voluntario e do PMI São Paulo deve ser baseado em um trabalho estruturado e harmônico entre todos os gestores, com muita dedicação e muito compartilhamento de experiencias. A continuidade das ações atuais, deve ocorrer com um processo de melhoria contínua baseado nas diversas experiencias diversas que temos.
A experiência de 20 anos como gestor em grandes empresas e consultorias internacionais, faz com que minha atuação como membro do conselho de governança traga ao PMI São Paulo, a vivencia e novas prática de gestão de terceiro setor e organizações internacionais, além do relacionamentos com empresas e profissionais, que possibilitará crescer a comunidade do PMI, ampliar o quadro de associados e realizar novas parcerias visando atingir uma representatividade dos profissionais junto aos diferentes segmentos de indústria e da sociedade.
Assim proponho que como Conselho de Governança, eu contribuirei com o fortalecimento do PMI-São Paulo, da profissão de gestor de projetos, da ampliação o quadro associativo do PMI, e da influência organização na sociedade, empresas publicas e privadas.