Como parte das iniciativas da Diretoria de Projetos Sociais do PMI São Paulo, os associados ao Capítulo poderão se envolver em mais um projeto, que prevê a doação de sangue para auxiliar os estoques dos bancos coletores de São Paulo. O primeiro grupo será recebido no Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center para doar vida e esperança aos pacientes em tratamento, no próximo dia 15 de fevereiro.
A campanha acontecerá periodicamente com o objetivo de estimular o hábito de doação de sangue. “O ato de doar por si só já é recompensador. E doar sangue é uma das belas atitudes que podemos incentivar em prol da saúde das pessoas. Esse é um dos pilares do Capítulo e da Diretoria esse ano. Queremos integrar a comunidade às necessidades da sociedade”, explica o diretor de Projetos Sociais, Rodrigo Sêga.
Manter os estoques dos bancos de sangue é um dos grandes desafios da saúde no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 1,6% da população que é doadora. O índice está dentro do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (entre 1% e 3%), mas os bancos ainda sofrem com períodos de escassez como férias, festas regionais, inverno e feriados prolongados.
Participe!
Quando: 15 de fevereiro
Horário: 08h às 15h
Onde: A.C.Camargo Cancer Center – Rua Castro Alves, 131 – Aclimação, São Paulo
Acompanhe nossos canais de comunicação para saber das próximas ações e locais de doação de sangue.
O que é preciso para ser um doador de sangue?
No geral, toda pessoa que, numa primeira avaliação, se encaixe nos critérios (ver abaixo), pode ser um doador. Após o cadastro, o candidato é submetido a uma avaliação de dados vitais e dosagem de hemoglobina (teste de anemia). Se tudo estiver normal, basta responder a uma entrevista sobre antecedentes médicos, epidemiológicos, de viagens, hábitos sexuais e outros pontos para a segurança do candidato e do paciente que receberá o sangue doado.
Para doar sangue, você deve:
- Pesar acima de 50 quilos.
- Ter entre 18 e 60 anos (candidatos com idade entre 16 e 18 anos podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis e candidatos com idade entre 60 e 69 anos podem doar se tiverem realizado ao menos uma doação anteriormente).
- Estar em boas condições de saúde, em repouso mínimo de 6 horas e ter feito uma refeição nas últimas 3 horas sem alimentos gordurosos.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
- Não possuir nenhuma doença crônica do tipo cardíaca, vascular, renal ou reumática.
- Não ter tido câncer.
- Não ter tido gripe ou febre nos últimos quinze dias.
- Não estar grávida, ter tido aborto ou parto há menos de 3 meses ou estar amamentando.
- Não ter feito nenhum procedimento endoscópico nos últimos 6 meses.
- Não ter feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano.
- Não ter fator de risco, antecedentes ou infecções atuais por agentes transmitidos através do sangue.
- Apresentar-se no Banco de Sangue portando um documento oficial com foto.
- Não ter viajado para regiões endêmicas para malária, zika, chikungunya, dengue e febre amarela e não ter residido por mais de 3 anos na Europa, devido ao risco de Creutzfeldt-Jakob (doença da vaca louca).
- Não ter recebido transfusão há menos de 1 ano.
Obs.: O uso de medicamentos, vacinas, acupuntura e piercing são avaliados individualmente. No caso de dúvidas, solicite informação a uma enfermeira do setor de Banco de Sangue.
Quais os cuidados após a doação?
Alguns cuidados são necessários para garantir a não ocorrência ou minimizar os efeitos adversos após a doação.
- Ingerir bastante líquido.
- Não tomar bebida alcoólica ou realizar exercícios físicos no dia da doação.
- Não fazer força com o braço que foi puncionado.
- Não fumar por, no mínimo, 2 horas.
- Não viajar de avião nas 2 horas seguintes.
- Aguardar 30 minutos para dirigir carro e 1 hora para dirigir motocicleta.
- Comunicar ao Banco de Sangue qualquer sintoma de processo infeccioso, como febre e diarreia, até 7 dias após a doação.
- Se o doador sentir alguns desses sintomas ou outro que não considere normal, deve comunicá-los imediatamente ou retornar ao Banco de Sangue, para avaliação e orientação médica.Fonte: https://www.accamargo.org.br/pacientes-acompanhantes/banco-de-sangue