fbpx

Corpo Executivo

Corpo Executivo é responsável pela liderança executiva e por garantir o cumprimento da missão e manutenção da visão para o PMI São Paulo e fará parte do Conselho de Governança.

Os integrantes da atual gestão são:

  • Mônica Mancini

    Presidente

  • Renata Ferrari

    Vice-Presidente de Operações

  • Alex Urbano

    Vice-Presidente de Finanças

  • Rodrigo Pasti de Macena

    Vice-Presidente Administrativo

Mônica Mancini

Presidente

Mônica Mancini

MINI CURRÍCULO

Pós-Doutorado em Sistemas de Informação/USP linha de pesquisa em Projetos (2017), Gestão Estratégica de EAD/Senac (2017), MBA em Gestão Empresarial/FGVSP (2007), Doutorado em Ciências Sociais/PUCSP (2005), Mestrado em Administração/PUCSP (1999), Especialização em Administração Industrial/USP (1992). Graduação em Administração com ênfase em Análise de sistemas/FASP (1989). Pós-Graduação em Big Data Analytics/Mackenzie (2020). Graduação em Ciências da Computação/Anhembi Morumbi (2022). Possui certificação PMP, COBIT, ITIL-F, ISO 20000, ISO 27002, Green IT Citizen, Exin Agile Scrum Foundation (ASF) e Scrum Certified Foundation (SFC).

Presidente do PMI São Paulo (2021-2022). Conselheira de Governança PMI São Paulo (2017-2020). Diretora de Programas PMI São Paulo (2015-2016), sendo responsável pelos 14SIGP e 15SIGP e Happy hours. Prêmio Diretora do Ano 2015/PMI São Paulo. Prêmio Voluntária do Ano 2012/PMI São Paulo. Mentora do 1º e 5º Mentoring Connection (2013, 2018). Gerente de Projetos do Happy Hour (2011-2015). Gestora dos artigos técnicos e palestrantes do 9ª CBGPL (2014). Gerente de Programas na gestão de artigos técnicos e palestrantes do 13ª SIGP (2013). Atuou como voluntária do Chapter PMI-RS na Diretoria de Comunicação como revisora do newsletter (2012). Voluntária do blog PMI Change Management Community of Practice com a publicação de vários textos em gestão de projetos (2012).

Coautora do Livro “Mulheres na Tecnologia” / Editora Leader (2022). Coautora 2 capítulos no livro “Fundamentos Sistemas de Informação” da FEA-USP / Editora Elsevier (2014). Membro do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. Membro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).

Executiva da área de TI, tendo mais trinta anos de experiência na área de projetos de tecnologia, atuando em empresas nacionais e estrangeiras em cargos de gestão, tais como: LL Loyalti, Metaoffice, Autbank, SPIn, CETESB, Grupo Santa Celina, Pandurata, Instituto Tecnologia de Software e Serviços, América Móvel, Global Hitss, Citibank, Qualicorp, Resource IT Solutions, Alelo, Provider-IT, Simply Sistemas, Banco PanAmericano, Banco Safra, Controlbanc, C&A, Cartão Unibanco, Accenture, Caixa Econômica Federal, Banco BBV, Banco Fibra, Banco BMC, Banco IBI, Du Pont do Brasil, Bamerindus, Atos Origin, Bank Boston, etc.

Coordenadora do curso de Pós-Graduação em EAD em Gerenciamento de Projetos – Práticas do PMI do SENAC Santo Amaro. Docente nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Mackenzie, Senac SP, FIAP, USP, entre outras. Linhas de pesquisa: Smart Cities, Transformação Digital, Governança Digital de TI, Internet das Coisas, Inovação, Projetos e Sistemas de Informação.

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/monicamancini
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2839368174394751
Site pessoal: www.monicamancini.com.br

MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO

“Presidente (2021-2022)
Elaboração, desenvolvimento, manutenção e condução do Plano Estratégico; representação do PMI São Paulo publicamente e no relacionamento com outras instituições; elo entre o PMI São Paulo e PMI®, desenvolvimento de novas lideranças; atuação como presidente das Assembleias Gerais; apoio ao Vice Presidente Operacional, Vice Presidente Administrativo e Vice Presidente Financeiro nas conduções de suas atribuições.

Conselheira de Governança (2019-2020)
Participação das reuniões do Conselho de Governança; Revisão Plano Estratégico; Palestrante no TransformatiON 360º; Revisão Estatuto e Líder do Comitê de Eleições 2019.

Conselheira de Governança (2017-2018)
Líder do Comitê de Ética (2017); membro do Comitê Eleitoral (2017); palestrante; organizadora do evento “Mulheres em Pauta”; mentora do 5º Mentoring Connection; participação das reuniões do Conselho de Governança; revisão Plano Estratégico; avaliadora dos artigos técnicos do 16º SIGP e 17º SIGP.

Diretora de Programas (2015-2016)
Prêmio Diretora 2015, Organizadora do 14º SIGP e 15º SIGP; responsável pelo Happy Hour; gerenciamento equipe de até 50 voluntariados e representante do Capítulo LIM 2015.

Gerente de Projetos/Programas (2011-2014)
Prêmio Voluntária 2012; mentora do 1º Programa de Mentoring; organizadora de 60 Happys Hours; Gerente de Programas no 13º SIGP (2013) e Gestora dos artigos técnicos e palestrantes do 9º CBGPL (2014).”

COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO

“Como a primeira mulher na presidência do Capítulo São Paulo (2021-2022), alcançamos grandes resultados e conquistas, como:

  • aumento de 2209 (2020) para 4234 associados (2022), ou seja, aumento de 52%, o que nos torna o maior capítulo do PMI da América Latina
  • aumento de 57,60% para 65,35% de retenção de associados (2021)
  • Indicações em 4 categorias do PMI Latam Awards, tendo ganho a Categoria de “Impacto Social” com o projeto “PMI contra a fome” (2021) e apresentado no LIM PMI (2022)
  • Aumento de 50% de número de mulheres gestoras: Vice Presidente, Conselho de Governança, Conselho Fiscal e Diretoras
  • Somos Authorized Training Partner (ATP). Todos os nosso cursos preparatórios são oficiais do PMI.
  • Ampliação de parcerias com Empresas e Universidades, tendo mais de 20 empresas, parcerias com outros capítulos do Brasil e com PMI Mumbai no Programa ChapterXchange e mais de 10 universidades
  • Apresentação do Projeto “Change Makers Series” no LIM PMI Latam (2022)
  • Realizamos mais de 100 eventos, 30 preparatórios, escola de gestão para voluntários, Mentoring, Happy hours, AFIGP, treinamentos in company, etc

Para a gestão 2023-2024, vamos continuar promovendo um ambiente balanceado e de igualdade com vistas a engajar e impactar de forma positiva cada vez mais os nossos associados e associadas, a comunidade de gerenciamento de projetos e a sociedade para moldamos o futuro da carreira de gestão de projetos com transformação digital, inovação e agilidade.
Para atingir esses objetivos, minha atuação estratégica será:

  • Garantir uma gestão aberta e inclusiva onde todos possam ter espaço e serem reconhecidos;
  • Promover e ampliar programas tais como: Mentoring, Treinamentos, Parcerias, Workshops, Happy Hours, networking, congressos;
  • Aumentar cada vez mais a capilaridade e atuação dos branches, desenvolvendo pessoas e regiões;
  • Entregar valor aos associados, por meio de benefícios tangíveis que agreguem conhecimento e valor a sua carreira profissional, que estimulem também a captação de novos associados e retenção;
  • Elaborar mecanismos eficientes de comunicação bilateral entre PMI São Paulo e associados;
  • Estimular a comunidade de gerenciamento de projetos para participar ativamente do PMI São Paulo;
  • Aumentar as parcerias com grandes empresas, instituições acadêmicas, entidades reconhecidas.
  • Promover o alinhamento e estreitamento de relações com os demais capítulos Brasileiros e com o PMI Global, seguindo suas diretrizes, porém com foco e aderência as nossas necessidades locais;
  • Agir sempre de forma transparente, ética, mantendo a entidade livre de conflitos de interesse nas ações de seus representantes.

Se você compartilha da mesma visão, vamos juntos nessa jornada.”

PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO

Como a primeira mulher presidente do PMI São Paulo, trabalharei muito com os VP´s, Conselhos e voluntários para atualizarmos o Plano Estratégico do Capítulo de São Paulo para aderirmos as novas demandas e necessidades da carreira de gestão na era da economia de projetos, tendo objetivos estratégicos realistas e factíveis de serem alcançados.
Minha liderança na gestão do capítulo será alinhada com as expectativas dos associados, por meio de pesquisas constantes de forma democrática, séria e firme.
Meus esforços serão direcionados na condução dos objetivos estratégicos baseados na visão e missão do capítulo, com vistas em integrar e apoiar as ações para entregarmos valor a comunidade de gerenciamento de projetos, ou seja, vamos “fazer acontecer”.
Meus esforços serão muito direcionados em apoiar os branches.
Como pilar na governança do capítulo, me esforçarei para garantir um ambiente ético e com total transparência, a fim de promover a sua sustentabilidade financeira na minha gestão e para as próximas, bem como a sua longevidade.

Terei disponibilidade de 50 horas mensais

Renata Ferrari

Vice-Presidente de Operações

Renata Borges Ferrari

MINI CURRÍCULO

Profissional com mais de 25 anos de mercado, é consultora em governança corporativa, TI e ERPs, gerenciamento de projetos, agilidade, integração de times, melhoria de processos e capacitação para melhorar a cultura e mentalidade ágil e digital nas empresas promovendo a melhoria contínua. Atua em consultorias de mercado focadas em governança e gestão, transformação digital e agilidade corporativa.

Facilitadora e palestrante em treinamentos e eventos de gestão, projetos e agilidade. Professora em MBAs de gestão de projetos, agilidade e tecnologia.

Tem especializações em administração de empresas, gestão de projetos, MBA em gestão estratégica de TI pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Certificações PACC (Agile Coach), Lean-Agile Leader, Management 3.0 + Módulos Complementares, Facilitação, Team Building, Strategic Inception, A-CSD (Scrum), Liderança Lean, OKRs, ISO 27001+LGPD e DSL (Disruptive Strategy Leadership) pela Startse.

Coautora do livro “Jornada UX” da Jornada Colaborativa. Participante de grupos com o propósito de fomentar projetos que contribuam com a operacionalização da E-Digital (Estratégia Brasileira para Transformação Digital).

É a atual Vice-Presidente de Operações do PMI São Paulo. Voluntária e associada ao PMI (Project Management Institute®) e PMI São Paulo desde 2008, atuou na diretoria de eventos como gerente de projetos, gerente de projetos do SIGP – Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos 2009/2010, foi Diretora de Associados 2011/2012 e atuou no Conselho de Governança 2018/2019.

Organizadora e mediadora no evento voltado à liderança e carreira feminina “Mulheres em Pauta”.

LinkedIn: /in/renatabferrari

MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO

Voluntária e associada ao PMI® e PMI São Paulo desde 2008. Na diretoria de eventos foi GP das comemorações dos 10 anos do Capítulo e GP no SIGP – Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos (2009/2010).

Como Diretora de Associados (2011/2012), esteve no LIM EMEA – Leadership Institute Meeting 2011 em Dublin representando o Capítulo, implementou projetos de ampliação e retenção de associados, políticas de valorização dos membros e voluntários do Capítulo com novos incentivos como a criação da primeira edição do “Prêmio Voluntário do Ano”, elaboração das primeiras pesquisas de satisfação e melhorias nas formas de comunicação com associados, happy hours com palestras variadas, início da utilização do VRMS (sistema com vagas para o voluntariado) e da ferramenta para a realização dos webinars.

No Conselho de Governança, passou pelo Comitê eleitoral, Comitê de Ética, organizadora e mediadora do evento “Mulheres em Pauta”, apoiou ações para melhorias no plano de ação do Capítulo com foco em atingir os objetivos estratégicos e necessários à operação do Capítulo.

Como atual Vice-Presidente de Operações do PMI São Paulo, tem contribuído para atingir os objetivos estratégicos focados em inovação, agilidade e transformação digital mantendo o PMI São Paulo o maior da América Latina.

COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO

Como a atual responsável pela operação do capítulo, tenho promovido o alinhamento das ações locais com os objetivos estratégicos alinhados com a expectativa do PMI. Ampliamos a base de associados e do nosso time voluntários, implementamos novas ferramentas para análise de dados contando com uma gestão voltada totalmente a dados para a tomada de decisões estratégicas.

Desenvolvimento de novas e importantes parcerias para o capítulo como a implementação de ferramentas profissionais para a governança dos projetos, novas turmas de capacitação de profissionais de projetos em empresas no Brasil, responsável por toda a operação do capítulo e diretamente pelos times de PDP (Programa de Desenvolvimento Profissional), Parcerias & Patrocínios, Marketing e Comunicação, Eventos, Voluntários e Branches (braços do PMI São Paulo por todo o estado). Com o time atual, o Capítulo foi indicado ao 1º PMI Latam Award em 4 categorias e vencedor na categoria de Impacto Social.

O PMI® tem apoiado a diversidade e promovemos na gestão atual uma maior participação de mulheres na gestão como um fator muito positivo para uma maior colaboração entre colegas com diferentes perfis e trazendo mais integração na gestão e operação do Capítulo, o que tem gerado mais valor para a comunidade de gerenciamento de projetos para atender suas demandas.

Como Vice-Presidente de Operações, pretendo continuar contribuindo positivamente para a manutenção e crescimento do PMI São Paulo, ressaltando estes pontos:

  • Manter com sucesso os projetos da atual gestão
  • Promover a integração e colaboração entre todos envolvidos com o Capítulo
  • Apoiar a transparência nas ações do Capítulo
  • Colaborar para que as expectativas dos associados sejam atendidas
  • Melhorar e simplificar a comunicação do Capítulo com seus parceiros
  • Fomentar o ecossistema de gestão de projetos com conteúdo de valor
  • Ressaltar a colaboração, confiança, respeito e ética como prioridade entre gestores, diretores, conselheiros e todos os voluntários do Capítulo
  • Gerenciar o Capítulo com ferramentas de gerenciamento de projetos para o acompanhamento do portfólio de projetos com o apoio do PMO
  • Acompanhar o planejamento estratégico com indicadores de qualidade
  • Promover ações com foco na satisfação da comunidade de gerenciamento de projetos e para o crescimento profissional do Capítulo.

PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO

No papel de Vice-Presidente de Operações, o foco será na continuidade e melhoria dos projetos e processos do Capítulo, na renovação e promoção da diversidade de perfis, manter um time colaborativo, ético e comprometido com respeito, para garantir a governança e operação do Capítulo com mais transparência, promovendo ações de melhorias e boas práticas para novas demandas, simplificando os processos e controles internos e atendendo às responsabilidades do VPO (Vice-Presidente de Operações) que constam no estatuto:

  • Garantir a governança do Capítulo com transparência
  • Promover ações para a boa direção e operação do Capítulo
  • Atender às demandas do corpo executivo
  • Manter as entregas do plano de operações
  • Revisar e executar o plano estratégico do Capítulo
  • Aprovar planos com o conselho de governança
  • Comunicar resultados das ações das diretorias para os conselhos
  • Substituir o presidente em sua ausência caso necessário
  • Apoiar o presidente em suas responsabilidades
  • Nomear os diretores de programas com suas atribuições.
  • A disponibilidade de trabalho será de 60 horas/mês.

Alex Urbano

Vice-Presidente de Finanças

Alex Urbano é certificado PMP e atualmente é o Diretor de desenvolvimento de negócios da Supria Tecnologia, um Gold Partner Microsoft, é pós- graduado em engenharia de software e bacharelado em administração de empresas com especialização em marketing.

Trabalha há mais de 25 anos com gerenciamento de projetos e programas em setores de ponta na área de tecnologia e negócios.

Atua no Capítulo São Paulo do PMI voluntariamente a 16 anos tendo sido presidente do capítulo por 2 mandatos consecutivos entre 2015 a 2018. Foi coordenador do Grupo de Estudos Técnicos em PMO, Diretor Administrativo no mandato de 2007/2008 e membro do conselho de orientação de 2010 a 2013, onde atuou também com presidente do conselho durante o mandato de 2013.

Já atuou como gerente de projetos, programa e PMO em diversas empresas multinacionais tais como E&Y, Aché, Carrefour, PepsiCo, EDS/HP, Xerox e NotreDame Intermédica.
É professor sazonal de pós-Graduação em cursos de gerenciamento de projetos em diversas universidades, entre elas, no SENAC, INPG, FACCAMP, FIA, Universidade São Judas Tadeu, Universidade Toledo, IPOG.

Possui larga experiência em tecnologia e processos de negócio obtida ao longo de sua carreira, é um dos sócios da NetCorp Enterprise empresa de consultoria para treinamentos, gerenciamento de projetos e programas, implementação de PMO, análise de risco, onde atua profissionalmente. Possuí experiência internacional, com participação em projetos em diversos países, além de palestras e workshops.

Rodrigo Pasti de Macena

Vice-Presidente Administrativo

Rodrigo Pasti de Macena

MINI CURRÍCULO

MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em TI pela FGV, Bacharel em Ciências da Computação e Técnico em Processamento de Dados. Certificado PMO-CP (PMO VALUE RING CERTIFIED PRACTITIONER) e Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC). Atua em projetos de Tecnologia há 23 anos, sendo 22 em rede de lojas de grande porte de eletrodomésticos e móveis. Experiência em diversas linguagens de programação e ferramentas para desenvolvimento de softwares tendo atuado em projetos de sistemas de diferentes setores da empresa, para ERP de desenvolvimento interno, em especial da área administrativa, além de implantação, customização e suporte ao ERP TOTVS Microsiga Protheus e suas ferramentas. Atualmente atuando em Projeto de Implantação do Sistema SAP, dando suporte na transferência de conhecimento a partir dos processos que estão sendo migrados dos sistemas legados. É apaixonado pelo trabalho voluntário que desempenha no PMI, pois gosta da ideia de que faz parte de um esforço para disseminação das boas práticas de Gerenciamento de Projetos, além de sempre poder ter contato com profissionais e pessoas do mais alto nível cultural e acadêmico. Entusiasta do Gerenciamento de Projetos, atua há 7 anos como voluntário no PMI, em diversos Capítulos brasileiros, recebendo por sua atuação junto ao PMI São Paulo: Prêmio de Diretor de Programas destaque em 2018. Atualmente atua na posição de Conselheiro de Governança eleito do PMI São Paulo.

https://www.linkedin.com/in/rodrigopastimacena/

MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO

Principais contribuições feitas como voluntário do Capítulo São Paulo:

2021/2022 – Conselheiro de Governança eleito para a gestão 2021/2022
2019 – Gestor de Comunicação e Marketing – Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança(XIV CBGPL)
2018 – Diretor de Comunicação, Marketing e Patrocínios do Capítulo PMI São Paulo
2017 – Equipe de Projetos – Eventos Internacional e Setoriais- 16º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetis(16º SIGP)
2017 – Gerente de Projetos do GPEmForma
2015 e 2016 – Voluntário para o “Branch Campinas”
2015 – Voluntário para o “Potencial Branch Sorocaba”

Contribuições para outros Capítulos Brasileiros:

2020 – PMI-DF – Integração de Comunicação e Marketing entre os Capítulos para o Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança(XV CBGPL)
2019 – PMI-SC – Gestor do PMO do PMI Santa Catarina.
2019 – PMI-PR – Mentor do Ciclo 5 do Mentoring do PMI-PR
2017 – PMI-PR – Voluntário do 12º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança(XII CBGPL) – Curitiba/PR
2016 – PMI-MG – Voluntário do 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos (XI CBGP) – Belo Horizonte/MG
2015 – PMI-MG – Voluntário do 10º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG (10º CGP) – Belo Horizonte/MG

COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO

Como Vice-Presidente Administrativo, defenderei o papel estatutário do Corpo Executivo, sua liderança executiva e por garantir o cumprimento da missão e manutenção da visão para o PMI São Paulo;

Buscarei também defender uma diretoria igualitária e balanceada e garantir ainda mais o ACESSO e a PARTICIPAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS;

O combustível do voluntário é o entusiasmo, o sentimento de fazer parte de um grupo com propósito. Vou trabalhar para que o voluntário tenha orgulho e brilho no olhar em fazer parte dessa incrível comunidade. Defenderei o fortalecimento e RECONHECIMENTO DOS VOLUNTÁRIOS ativos em nosso capítulo, fomentando seu entusiasmo em ser voluntário, em fazer parte da construção de uma comunidade próspera e altruísta;

Incentivarei a criação de eventos/treinamentos que ajudem os gerentes de projetos nos desafios do futuro e do presente, na busca de agilidade, inovação e percepção de valor a profissão;

Quero atuar em colaboração com a presidência, conselhos e voluntários trabalhando para gerar o melhor conteúdo e condições para agregar muito valor aos associados, e especificamente quero dar foco nos seguintes pontos:

  • Criar espaços físicos e remotos que permitam a pluralidade de opiniões, o acesso balanceado para todos, garantindo inclusão e equilíbrio em todas as ações do PMI São Paulo.
  • Dar as condições apropriadas para o desenvolvimento de pessoas e regiões através das ferramentas e recursos que estimulem o desenvolvimento de nossas regiões através dos nossos Branches estimulando a capilaridade e inclusão em todo litoral e interior paulista.
  • Garantir a correta divulgação das políticas, processos, procedimentos e regulamentos e zelar pelo seu cumprimento.
  • Aproximarmos o capítulo das corporações, entidades e meio acadêmico fomentando parcerias dentro de critérios bem definidos e isonômicos.
  • Criar as condições de serviços e infraestrutura necessária para os treinamentos ofertados pelo capítulo, bem como, AFIGP, SIGP, espaços para Networking e Happy Hours.
  • Manter o foco na redução de custos administrativos sem perder o foco na excelência da qualidade que o maior Capítulo da américa latina deve prover a seus associados.
  • Garantir o funcionamento administrativo, contábil e jurídico do PMI São Paulo;
  • Colaborar na elaboração e desenvolvimento do Plano Estratégico;
  • Participar da elaboração do Orçamento Anual do PMI São Paulo junto com o Vice-Presidente de Operações e o Vice-Presidente de Finanças;
  • Apoiar o Presidente em suas responsabilidades;

Se você tem a mesma visão e valores, te convido a participar escolhendo bem os candidatos que estão postulando as vagas, entendendo seu alinhamento de propostas, seus históricos e resultados.

PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO

Como vice-presidente administrativo do PMI São Paulo irei trabalhar para dar total apoio a presidência e demais voluntários provendo serviços internos de infraestrutura, telecomunicações, garantindo a transformação digital e modernização que os associados necessitam para garantir a melhor experencia possível em eventos inovadores, bem como qualidade de conteúdo. Trabalharei também para garantir a entrega dos conteúdos que são veiculados nas ações de marketing do Capítulo, bem como a gestão das diretorias de Marketing e Tecnologia da Informação, áreas estas que possuo experiência.

Trabalharei fortemente para estimular utilização de ferramentas de CRM, bem como analises em BI com utilização de inteligencia artificial. Irei fortalecer a inclusão em todos os níveis, incluindo também a participação da nova geração XGen, garantindo acesso e transparência.

Daremos foco total ao desenvolvimento de pessoas e regiões através do estímulo correto aos branches.

Garantirei um modelo que seja sustentável do ponto de vista financeiro e que todos os recursos sejam voltados para promoção do conhecimento e progresso da entidade.

Minha disponibilidade será de 6 horas semanais e minha frequência continuará sempre como foi em termos de participação e liderança, ou seja, com o espirito elevado para propiciar a melhor experiencia para nossos associados e voluntários.

Conselho de Governança

O Conselho de Governança deverá fornecer a governança do PMI São Paulo por meio do planejamento, manutenção e acompanhamento do Plano Estratégico, do desenvolvimento de políticas, da aprovação do orçamento anual, da aprovação do plano operacional, da manutenção deste Estatuto Social, do gerenciamento dos recursos financeiros e do acompanhamento das operações do PMI São Paulo.

O Conselho de Governança da atual gestão é composto por:

  • Ana Alice Lucas Ruschel, PMP®

  • Cátia Zacarias

  • Mauricio D. Girardello Filho

  • Priscila Vendramini

Ana Alice Lucas Ruschel, PMP®

Ana Alice de Lucas Ruschel, PMP – Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC, graduada em Processamento de Dados. Certificações: PMP (2005), CSM (2010), CSPO (2011) e Implementadora MPS-Br (2005). Atuou no PMI Minas Gerais como Executiva nomeada. No PMI SP, atuou em diversas frentes: coordenadora e voluntária do Branch São José do Rio Preto, diretora de programas Branches na gestão 2019-2020. Atualmente é diretora de Voluntários.

Profissional com 21 anos de experiência na área de Gestão, tendo atuado em projetos de pequeno, médio e grande portes. Ampla experiência em Gestão de Conhecimento, implantação de metodologias, gestão ágil, treinamento, desenvolvimento de cursos EAD. Atua como Consultora de Gerenciamento de Projetos e de implantação de processos em mais de 70 empresas do noroeste paulista, auxiliando as organizações no gerenciamento, armazenamento e disseminação de conhecimentos. Foi Coordenadora do curso de Pós Graduação de Gerenciamento de Projetos – Alinhado às práticas do PMI do Centro Universitário SENAC e docente em mais de 5 cursos de Pós Graduação. É autora do livro “Gerenciamento da
Qualidade em Projetos”, da editora SENAC.

Cátia Zacarias

Catia Alves Zacarias

MINI CURRÍCULO

Experiência há mais 14 anos em Gestão de projetos voltados para Tecnologia, prospecção de novos projetos, levantamento de estimativas utilizando pontos de função (APF), confecção de proposta comercial, gerenciamento de projetos seguindo as práticas de mercado (PMBOK, Agile), gestão da equipe envolvida no projeto, gestão de stakeholders internos e externos, controle de custos do projeto, controle de escopo / cronograma, confecção de especificações funcionais, apresentação de status de report aos stakeholders, facilidade em atuar em situações de conflito, projetos críticos que exigem um acompanhamento mais próximo para garantir as entregas, capacidade em gerir mais de um projeto simultaneamente e na gestão de portifólio, e nos últimos 5 anos venho atuando no Escritório de projetos com a função de gerir os projetos estratégicos da unidade de negócio em que estou alocada.

Trabalhei em Consultorias como a G&P, Elucid Solutions (Grupo Sonda), Edenred Pay (Grupo Edenred), esta última já estou há 12 anos comecei como Analista de Projetos e atualmente sou Coordenadora de Projetos do PMO desta Unidade de Negócio

MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO

Iniciei minhas atividades voluntárias em 2016, neste mesmo ano fui eleita como voluntária do ano. Trabalhei em ações como organização da festa de final de ano de 2016, apoiei na gestão no programa Mentoring em 2017, trabalhei como líder da frente Instituições de Ensino dos projetos Sociais do PMI SP em 2017 e 2018, trabalhei como voluntária na posição de Gerente do Projeto no Evento Encontro de Mulheres Líderes em Projetos e Negócios 2017, trabalhei como Gerente do Projeto da turma 2 do AFIGP de 2017, atuei como voluntária no SIGP de 2017, atuei como voluntária no CBGPL Campinas em 2019, atuei como Conselheira Fiscal nesta última gestão de 2020-2022.

COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO

Na posição de Conselheira de Governança gostaria de contribuir com os princípios da transparência, contribuir para o melhor desempenho da organização, sempre alinhado aos interesses do PMI São Paulo.

PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO

Apoiar o PMI na governança, garantir que o estatuto está sendo seguido, propor melhorias (caso seja mapeada essa necessidade). Como trabalho em horário comercial, tenho disponibilidade fora do horário comercial, entre 10 a 16 horas mensais, podendo variar conforme a necessidade para cumprimento das atividades.

Mauricio D. Girardello Filho

Mauricio Girardello, 59 anos, é engenheiro formado pela PUC/RJ e MBA em finanças pela USP. Foi voluntário do PMI, atuando no Conselho Fiscal por 2 mandatos e do Conselho Consultivo por 3 mandatos.

Atua na Gestão de Projetos há 30 anos com especialidade em Infraestrutura.
Foi sócio da PwC e líder mundial da área de Infraestrutura, Grandes Projetos Privados e MegaEventos como a Copa do Munda da África do Sul e Brasil.

É sócio fundador da TBA Advisors e Blue Ocean Shift Brasil (BOSBrasil).

Priscila Vendramini

Priscila Zanuncio Vendramini Mezzena, PMP, PMI-ACP

MINI CURRÍCULO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP. MBA em Gestão Empresarial pela FIA. Tem grande entusiasmo por trabalhos voluntários e atuou em diversas iniciativas do PMI São Paulo e do PMI desde 2006, tendo sido Diretora de Associados (2007-2008), Membro do Conselho de Orientação (2009) e Presidente do Conselho de Orientação (2010) do Capítulo São Paulo. Atualmente é Membro e Líder do Conselho de Governança do PMI São Paulo, para o biênio 2021-2022.
Liderou diversos projetos nas áreas de Arquitetura e Construção e Tecnologia da Informação, tendo sido destacada para liderar projetos especiais, como implantação do modelo MPS.Br (níveis G e F) e de processos e práticas relacionadas à LGPD. Participou de outras atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos, tendo sido instrutora em cursos, apresentado trabalho no EnAnpad (2012), narrado a história “Rosalina e o Piano” e contribuído com o livro “Gerenciamento de Projetos em Tirinhas”.

www.linkedin.com/in/priscilazvmezzena

MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO

Meu primeiro trabalho voluntário junto ao PMI São Paulo remonta a 2006, quando atuei como Gerente de Projetos do “Primeiro Encontro de Gerenciamento de Projetos do Centro Paulista”, realizado em Botucatu, São Paulo.
De lá para cá participei e ainda participo voluntariamente, com muito entusiasmo, em outras do Capítulo São Paulo e também do PMI GOC, dentre elas:

2007 a 2008 – eleita pelos associados como Diretora de Associados/ Filiação do PMI SP;

2009 a 2010 – eleita Membro do Conselho de Orientação do PMI SP. Por ter obtido a maior votação entre os Conselheiros, em 2010 fui Presidente do Conselho;

Em 2015 e 2016 trabalhei como voluntária em traduções e como líder de time em duas iniciativas relacionadas ao PMI Educational Foundation;

Em 2017 fui Alpha Tester da ferramenta PAL (Advanced Learning Tool) do PMI GOC;

Em 2018 trabalhei como Gerente de Projetos na frente de TI do Capítulo SP relacionada ao novo website e também como voluntária no evento “Mulheres em Pauta”;

De 2021 até a data de hoje – eleita Conselheira de Governança do PMI SP, tendo tido a honra de ser escolhida pelos meus colegas a liderar esse Conselho nos dois últimos anos.

COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO

Sempre que me proponho a realizar uma atividade o faço com responsabilidade e dedicação.
Em todas as oportunidades em que pude atuar junto ao Capítulo São Paulo, procurei trazer contribuições na forma de ideias, participação ativa nas reuniões, colaboração com os colegas, trabalhos executados, resultados atingidos e muito compromisso. Minha assiduidade em todas as passagens como officer pode ser atestada nos registros históricos do Capítulo, sendo que nestes dois últimos anos precisei me ausentar apenas de uma reunião mensal, por motivos de doença na família.

Neste mandato mais recente, junto ao Conselho de Governança, tive o privilégio e a honra de ser apontada por meus colegas para presidir as atividades deste Conselho, destacamento que abracei com muita dedicação.

Como minha última atuação em cargo eletivo havia sido em 2010, durante 2021 pude compreender a operação geral do Capítulo, estudar profundamente seu Estatuto Social e entender a estratégia atual do PMI. Em 2021 também fiz parte do Comitê Eleitoral e coordenei as comunicações e atividades que envolviam o Comitê, o PMI, a assessoria jurídica do Capítulo, o POFA e a Diretoria de Marketing.

Com base nos aprendizados do ano passado, do começo deste ano liderei junto ao Conselho uma força-tarefa para promover revisões em pontos chaves do Estatuto Social, trabalho que entregamos com sucesso em um prazo bastante desafiador e agressivo, a fim de cumprir todas as etapas de revisão, aprovar a nova versão na Assembleia de Abril/2022 e publicá-la no website do PMI São Paulo.

Nestes dois anos também atuei de forma ativa no relacionamento entre o Conselho de Governança e o POFA.
Assim, se me for dada a oportunidade de seguir no Conselho de Governança, acredito que posso contribuir significativamente com os trabalhos já iniciados e evoluir bastante em processos, para podermos cumprir com excelência nossas obrigações estatutárias e entregarmos resultados de valor aos nossos Associados.

PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO

Meu plano de trabalho é prosseguir com o desenvolvimento das atividades trabalhadas nos dois últimos anos junto ao Conselho de Governança, com foco nas obrigações estatutárias e na colaboração com as demais partes interessadas do Capítulo. Durante minha jornada profissional pude me desenvolver em ambientes de projeto desafiadores e sempre busquei o auto-desenvolvimento, sendo assim acredito que minha bagagem de experiências pode continuar adicionando muito ao Capítulo.

Minha dedicação às atividades do Capítulo sempre foi modulada em função das demandas em andamento, de modo a poder cumprí-las com excelência e nos prazos acordados. Foi o caso em minhas atuações em cargos eletivos no passado, e agora no Conselho de Governança. Como exemplos, em 2021 fui membro do Comitê Eleitoral e em 2022 liderei a revisão do Estatuto Social. Esses dois projetos exigiram alto volume de dedicação para entrega dos resultados. A assiduidade com as reuniões também é um compromisso que sempre tive. De forma que coloco à disposição do Capítulo São Paulo o tempo que for necessário para bem atender as expectativas com relação a esse cargo.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem como obrigação e responsabilidade a fiscalização da administração contábil, fiscal e financeira da entidade.

Os integrantes do Conselho Fiscal atual são:

  • Cristiane Tavolassi

  • Henrique José Ribeiro

Cristiane Tavolassi

16 anos de experiência em PMO, Portfólio, Gestão de Programas e Projetos de grande porte, alta complexidade, nas areas de inovação, TI, DBM e processos em ambientes multiculturais, de alta disponibilidade e em empresas de diversos tamanhos, de start-up a grande porte, nacionais e multinacionais. Além disso, tem prática na utilização, de forma isolada ou em conjunto, de metodologias cascata (com base no PMBOK), ágeis (Scrum) e Design Thinking, estruturação de PMO, definição de governança e metodologias de gestão em empresas dos ramos Financeiro, Energia, Marketing de Fidelidade, Serviços entre outros. Junto a experiencia em PMO.

Henrique José Ribeiro

Henrique José Ribeiro

MINI CURRÍCULO

Profissional certificado pelo PMI, com grande experiência em gerenciamento de projetos end to end e como PMO em empresa de grande porte. Bons conhecimentos em frameworks ágeis e boas práticas do PMBoK, gerenciamento de serviços de TI (ITIL) e qualidade de software. Foco no resultado, disseminação de conhecimento, liderança e engajamento de equipes, integração de sistemas, e projetos multidisciplinares.

Atuou como líder de projetos no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em toda a gama de projetos educacionais e como Consultor de Negócios em gestão de saúde e melhoria de produtividade.

Atualmente na Tata Consultancy Services (TCS) como Global Project Manager.

Comprovada fluência em Inglês e conhecimentos medianos em Francês e Espanhol.

https://www.linkedin.com/in/henriqueribeiro

MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO

Atuei como voluntário na Diretoria de Eventos de 2015 a 2019 e como Conselheiro Fiscal na gestão 2017-2018 e 2021-2022.

COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO

Coloco-me a disposição para atuar como conselheiro fiscal, nas atribuições estatutárias desta função.

PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO

Disponibilidade limitada a 4 horas semanais, para atuar na análise de documentos fiscais, demonstrativos, balanços, etc. remoto ou localmente.

TOP
Loading...
X