Mônica Mancini
MINI CURRÍCULO
Pós-Doutorado em Sistemas de Informação/USP linha de pesquisa em Projetos (2017), Gestão Estratégica de EAD/Senac (2017), MBA em Gestão Empresarial/FGVSP (2007), Doutorado em Ciências Sociais/PUCSP (2005), Mestrado em Administração/PUCSP (1999), Especialização em Administração Industrial/USP (1992). Graduação em Administração com ênfase em Análise de sistemas/FASP (1989). Pós-Graduação em Big Data Analytics/Mackenzie (2020). Graduação em Ciências da Computação/Anhembi Morumbi (2022). Possui certificação PMP, COBIT, ITIL-F, ISO 20000, ISO 27002, Green IT Citizen, Exin Agile Scrum Foundation (ASF) e Scrum Certified Foundation (SFC).
Presidente do PMI São Paulo (2021-2022). Conselheira de Governança PMI São Paulo (2017-2020). Diretora de Programas PMI São Paulo (2015-2016), sendo responsável pelos 14SIGP e 15SIGP e Happy hours. Prêmio Diretora do Ano 2015/PMI São Paulo. Prêmio Voluntária do Ano 2012/PMI São Paulo. Mentora do 1º e 5º Mentoring Connection (2013, 2018). Gerente de Projetos do Happy Hour (2011-2015). Gestora dos artigos técnicos e palestrantes do 9ª CBGPL (2014). Gerente de Programas na gestão de artigos técnicos e palestrantes do 13ª SIGP (2013). Atuou como voluntária do Chapter PMI-RS na Diretoria de Comunicação como revisora do newsletter (2012). Voluntária do blog PMI Change Management Community of Practice com a publicação de vários textos em gestão de projetos (2012).
Coautora do Livro “Mulheres na Tecnologia” / Editora Leader (2022). Coautora 2 capítulos no livro “Fundamentos Sistemas de Informação” da FEA-USP / Editora Elsevier (2014). Membro do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. Membro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).
Executiva da área de TI, tendo mais trinta anos de experiência na área de projetos de tecnologia, atuando em empresas nacionais e estrangeiras em cargos de gestão, tais como: LL Loyalti, Metaoffice, Autbank, SPIn, CETESB, Grupo Santa Celina, Pandurata, Instituto Tecnologia de Software e Serviços, América Móvel, Global Hitss, Citibank, Qualicorp, Resource IT Solutions, Alelo, Provider-IT, Simply Sistemas, Banco PanAmericano, Banco Safra, Controlbanc, C&A, Cartão Unibanco, Accenture, Caixa Econômica Federal, Banco BBV, Banco Fibra, Banco BMC, Banco IBI, Du Pont do Brasil, Bamerindus, Atos Origin, Bank Boston, etc.
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em EAD em Gerenciamento de Projetos – Práticas do PMI do SENAC Santo Amaro. Docente nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Mackenzie, Senac SP, FIAP, USP, entre outras. Linhas de pesquisa: Smart Cities, Transformação Digital, Governança Digital de TI, Internet das Coisas, Inovação, Projetos e Sistemas de Informação.
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/monicamancini
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2839368174394751
Site pessoal: www.monicamancini.com.br
MINHAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES COMO VOLUNTÁRIO DO PMI SÃO PAULO
“Presidente (2021-2022)
Elaboração, desenvolvimento, manutenção e condução do Plano Estratégico; representação do PMI São Paulo publicamente e no relacionamento com outras instituições; elo entre o PMI São Paulo e PMI®, desenvolvimento de novas lideranças; atuação como presidente das Assembleias Gerais; apoio ao Vice Presidente Operacional, Vice Presidente Administrativo e Vice Presidente Financeiro nas conduções de suas atribuições.
Conselheira de Governança (2019-2020)
Participação das reuniões do Conselho de Governança; Revisão Plano Estratégico; Palestrante no TransformatiON 360º; Revisão Estatuto e Líder do Comitê de Eleições 2019.
Conselheira de Governança (2017-2018)
Líder do Comitê de Ética (2017); membro do Comitê Eleitoral (2017); palestrante; organizadora do evento “Mulheres em Pauta”; mentora do 5º Mentoring Connection; participação das reuniões do Conselho de Governança; revisão Plano Estratégico; avaliadora dos artigos técnicos do 16º SIGP e 17º SIGP.
Diretora de Programas (2015-2016)
Prêmio Diretora 2015, Organizadora do 14º SIGP e 15º SIGP; responsável pelo Happy Hour; gerenciamento equipe de até 50 voluntariados e representante do Capítulo LIM 2015.
Gerente de Projetos/Programas (2011-2014)
Prêmio Voluntária 2012; mentora do 1º Programa de Mentoring; organizadora de 60 Happys Hours; Gerente de Programas no 13º SIGP (2013) e Gestora dos artigos técnicos e palestrantes do 9º CBGPL (2014).”
COMO PRETENDO CONTRIBUIR COM O PMI SÃO PAULO
“Como a primeira mulher na presidência do Capítulo São Paulo (2021-2022), alcançamos grandes resultados e conquistas, como:
- aumento de 2209 (2020) para 4234 associados (2022), ou seja, aumento de 52%, o que nos torna o maior capítulo do PMI da América Latina
- aumento de 57,60% para 65,35% de retenção de associados (2021)
- Indicações em 4 categorias do PMI Latam Awards, tendo ganho a Categoria de “Impacto Social” com o projeto “PMI contra a fome” (2021) e apresentado no LIM PMI (2022)
- Aumento de 50% de número de mulheres gestoras: Vice Presidente, Conselho de Governança, Conselho Fiscal e Diretoras
- Somos Authorized Training Partner (ATP). Todos os nosso cursos preparatórios são oficiais do PMI.
- Ampliação de parcerias com Empresas e Universidades, tendo mais de 20 empresas, parcerias com outros capítulos do Brasil e com PMI Mumbai no Programa ChapterXchange e mais de 10 universidades
- Apresentação do Projeto “Change Makers Series” no LIM PMI Latam (2022)
- Realizamos mais de 100 eventos, 30 preparatórios, escola de gestão para voluntários, Mentoring, Happy hours, AFIGP, treinamentos in company, etc
Para a gestão 2023-2024, vamos continuar promovendo um ambiente balanceado e de igualdade com vistas a engajar e impactar de forma positiva cada vez mais os nossos associados e associadas, a comunidade de gerenciamento de projetos e a sociedade para moldamos o futuro da carreira de gestão de projetos com transformação digital, inovação e agilidade.
Para atingir esses objetivos, minha atuação estratégica será:
- Garantir uma gestão aberta e inclusiva onde todos possam ter espaço e serem reconhecidos;
- Promover e ampliar programas tais como: Mentoring, Treinamentos, Parcerias, Workshops, Happy Hours, networking, congressos;
- Aumentar cada vez mais a capilaridade e atuação dos branches, desenvolvendo pessoas e regiões;
- Entregar valor aos associados, por meio de benefícios tangíveis que agreguem conhecimento e valor a sua carreira profissional, que estimulem também a captação de novos associados e retenção;
- Elaborar mecanismos eficientes de comunicação bilateral entre PMI São Paulo e associados;
- Estimular a comunidade de gerenciamento de projetos para participar ativamente do PMI São Paulo;
- Aumentar as parcerias com grandes empresas, instituições acadêmicas, entidades reconhecidas.
- Promover o alinhamento e estreitamento de relações com os demais capítulos Brasileiros e com o PMI Global, seguindo suas diretrizes, porém com foco e aderência as nossas necessidades locais;
- Agir sempre de forma transparente, ética, mantendo a entidade livre de conflitos de interesse nas ações de seus representantes.
Se você compartilha da mesma visão, vamos juntos nessa jornada.”
PLANO DE TRABALHO E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA O CARGO
Como a primeira mulher presidente do PMI São Paulo, trabalharei muito com os VP´s, Conselhos e voluntários para atualizarmos o Plano Estratégico do Capítulo de São Paulo para aderirmos as novas demandas e necessidades da carreira de gestão na era da economia de projetos, tendo objetivos estratégicos realistas e factíveis de serem alcançados.
Minha liderança na gestão do capítulo será alinhada com as expectativas dos associados, por meio de pesquisas constantes de forma democrática, séria e firme.
Meus esforços serão direcionados na condução dos objetivos estratégicos baseados na visão e missão do capítulo, com vistas em integrar e apoiar as ações para entregarmos valor a comunidade de gerenciamento de projetos, ou seja, vamos “fazer acontecer”.
Meus esforços serão muito direcionados em apoiar os branches.
Como pilar na governança do capítulo, me esforçarei para garantir um ambiente ético e com total transparência, a fim de promover a sua sustentabilidade financeira na minha gestão e para as próximas, bem como a sua longevidade.
Terei disponibilidade de 50 horas mensais