O Disciplined Agile (DA) – Ágil Disciplinado – do PMI® também chama sua atenção? As novas oportunidades e as Certificações DASM® e DASSM® podem te levar a um novo nível na carreira.
Deborah Zapata, Diretora de Programa de Inovação do Capítulo PMI São Paulo, nos concedeu uma entrevista para tirar todas as suas dúvidas. Confira abaixo e compartilhe:
Como os Gerentes de Projetos têm que entender o DA e suas oportunidades?
Deborah – O DA, por ter uma abordagem “agnóstica”, auxilia na definição de um “framework de partida”, possibilitando realizar o design de processos úteis para resolver problemas críticos das organizações relacionadas não somente à agilidade, mas também como ter processo de gestão e organização enxutos.
Neste processo de decisão, podemos adotar diversas ferramentas, daí ser sempre dito que é um “toolkit de ferramentas”, muito mais que um framework. Esse toolkit facilita a orientação para que as equipes e Organizações possam otimizar o seu WOW – Way of Working (modo de trabalho). Sendo um método híbrido, podemos combinar e utilizar outros frameworks e métodos ágeis, como Scrum e Kanban. Em resumo, o DA auxilia na escolha do método mais adequado para a realidade da empresa, dentro de seu contexto de sua forma de trabalho, nossos cursos preparatórios de Certificação no PMI® oferecem essa preparação aos profissionais.
Se pudesse citar 3 motivos pelo qual o GP deve estar atento ao Ágil e se certificar, quais seriam?
Deborah – O DA procura identificar e auxiliar em escolhas específicas do que necessitamos alcançar nos times e organizações, ajudando a analisar cada situação, mas sempre considerando o “mindset ágil” focando em seus princípios: Encantar e prover resultados aos clientes; Ser incrível; Levar em conta o contexto; Ser pragmático; Otimizar o fluxo; Organizar-se de acordo com produtos e serviços; Ter escolhas sempre é bom e Manter a empresa consciente.
Dito isso, com ele podemos:
1) Buscar o conhecimento e termos base nos fundamentos Lean e Ágeis;
2) Entender cada papel e responsabilidade, em todos os processos e níveis de atuação;
3) Gerar um fluxo de trabalho dinâmico e transparência na comunicação;
4) O conhecimento e prática de diversos métodos e frameworks, permite que possamos trabalhar sempre com empirismo praticando a transparência, inspeção e adaptação.
O que o mercado espera de um profissional com essas qualificações?
Deborah – Em meu ponto de vista, o mercado espera que os profissionais consigam ter a visão necessária para melhor tomada de decisões, auxiliando times e a Organização a alcançar seus resultados, percebidos e medidos, bem como medir e manter a melhoria contínua de seus processos e o kaizen em seus times.
Como não prescreve um único ciclo de vida, permitem esse “ajuste ao contexto”, são ágeis, buscam ampliar o uso, trazer fluxo contínuo de trabalho e redução de gargalos, ser enxuto baseando-se em princípios de Startups com os times organizando seus fluxos de trabalho.
DASM ou DASSM? Quando saber se está pronto para um ou outro?
Deborah – A dúvida quanto à qual Certificação melhor se adequará, sempre aparece. Para resolver essa questão, o primeiro ponto é ter ciência que é mandatório realizar o curso preparatório em uma unidade certificadora autorizada, e nós do PMI somos certificadores autorizados.
Outros pontos que auxiliam é saber que:
DASM®: não há pré-requisito é a porta de entrada para os fundamentos, conceitos, ciclos de vida, WOW – way of working (forma de trabalho), Lean, Desperdícios dentro do contexto dos times e da Organização.
DASSM®: é necessário um conhecimento prévio, focado mais nas questões de Liderança, formação de times de alta performance, cadeia de valor, métricas, time bounding, DevOps, ou seja, a busca da construção de uma organização ágil e Lean.
Assim, dentro do SEU contexto, poderá definir o que melhor se encaixa na sua realidade. Não há obrigatoriedade de se fazer o DASM® para depois o DASSM®. Entretanto uma jornada completa sempre é mais indicada.
Há muito material disponível no site do PMI para ajudá-los nesta jornada, bem como indico leituras: do livro “Choose your WoW: A Disciplined Agile Delivery Handbook for Optimizing Your Way of Working” (English Edition) e também “Introdução ao Disciplined Agile Delivery 2a Edição: A Pequena Jornada de um Time Ágil partindo do Scrum até o DevOps”.
Que estas dicas ajudem em sua tomada de decisão!
Conheça as opções de Preparatórios do PMI São Paulo para as certificações DASM® e DASSM®.
CLIQUE AQUI