Certificação PMI-PBA [PMI - Professional in Business Analysis] Profissional em Análise de Negócios do PMI®

A análise de negócios auxilia você a trabalhar com as partes interessadas para definir os requisitos de negócio para que você possa moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.
Dependendo da estrutura da organização, a análise de negócios pode se tornar uma função dedicada ou híbrida, em que uma pessoa desempenha múltiplas funções. Independentemente de quem desempenhá-la, gerenciar requisitos é fundamental para o sucesso global dos projetos.

Pré-requisitos

Os candidatos a credencial PMI-ACP devem obedecer aos seguintes pré-requisitos:

Requisito Opção 1 Opção 2
Escolaridade mínima Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente) Formação de quatro anos (bacharel ou equivalente)

Experiência mínima

em Análise de

negócios

Cinco anos (7.500 horas) dentro do período dos últimos oito anos Três anos (4.500 horas) dentro do período dos últimos oito anos

Experiência em

 projetos

2.000 horas trabalhando em equipes de projetos dentro do período dos últimos oito anos* 2.000 horas trabalhando em equipes de projetos dentro do período dos últimos oito anos*

Formação em análise 

de negócios         

(horas de contato)

25 horas durante o piloto; 35 horas depois do piloto da certificação** 25 horas durante o piloto; 35 horas depois do piloto da certificação**

*O requisito de experiência de projetos pode ser incluído nas 7.500/4.500 horas de experiência em análise de negócios. Certificados PMP® ou PgMP® satisfazem este requisito.

**As horas de contato para PMI-PBA serão diminuídas durante o período piloto (12 de maio a 4 de agosto). Todas as candidaturas feitas depois do dia 4 de agosto necessitarão de 35 horas de formação ou treinamento em análise de negócios.

Para informações completas sobre os Requisitos da Certificação PMI-PBA® verifique o manual da certificação.

Processo de Certificação

Leia o manual da certificação PMI-PBA®
Leia o manual sobre o conteúdo da prova PMI-PBA®
Veja quais são os materiais de referência da certificação PMI-PBA®

Links Rápidos

Perguntas e respostas sobre a certificação PMI-PBA®

Exame

A prova é composta por 200 questões de múltipla escolha (25 são "pretest" e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de 4 (quato) horas, sem intervalos.

A prova é precedida por um tutorial e seguida por uma pesquisa, ambos são opcionais e levam por volta de 15 minutos.O tempo usado para o estes itens não está incluído nas 4 horas da prova.

Taxas

A inscrição para o processo de certificação custa US$ 405 para membros do PMI. O valor para não-membros é de US$ 555.

Re-certificação

O processo de re-certificação, chamado Continuing Certification Requirements (CCR) Program, tem como objetivo manter os credenciados atuantes no que diz respeito às suas atividades relacionadas à Análise de Negócios. Após obter a credencial PMI-PBA sua certificação é considerada ativa. Para permanecer com a credencial ativa é preciso reportar 60 PDU´s (professional development units) a cada ciclo de três anos. Os PDU´s podem ser obtidos de diversas formas:

  • cursos oferecidos por entidades reconhecidas pelo PMI (REP´s)
  • educação formal
  • auto-estudo
  • publicação de artigos, participação em eventos, desenvolvimento de cursos etc.
  • trabalho voluntário
  • atividades profissionais em Análise de Negócios

Cada categoria confere um determinado número de PDU´s. Há também limites para cada categoria por ciclo de re-certificação.

Para mais detalhes sobre a credencial PMI-PBA, consulte o site da certificação.

Conheça nossas mídias sociais
linkedin twitter facebook youtube Instagram App Large May2016 200
Patrocínio 

Microsoft Logo

hiflex pat logoIBEN logo

Apoio Institucional 

Senac

Manchester Business School Logo