Com processo seletivo aberto, a Academia de Formação de Instrutores de Gerenciamento de Projetos (AFIGP), do PMI São Paulo, é um dos exemplos dos programas e preparatórios oferecidos pelo Capítulo à comunidade. Márcio Emmerich é Diretor de Desenvolvimento Profissional e apontou os ganhos dos profissionais que participam dos preparatórios e ações de desenvolvimento do PMI São Paulo.
Emmerich é PMP, ACP, engenheiro elétrico, advogado, com mais de quinze anos de experiência em gestão de projetos e programas. Professor com cinco anos de experiência no ensino superior, MBA e atuação nos cursos preparatórios de certificação do PMI.
Ele também é Gerente de Projetos de tecnologia com ênfase no segmento financeiro e atuação em algumas das principais instituições presentes no mercado nacional (Citibank, Santander, Real, Sudameris e Itaú); tem forte atuação em Escritório de Projetos (PMO); vivência internacional no estabelecimento de alianças e parcerias comerciais, com base na participação de eventos tais como Lotusphere’00 (Orlando – USA) e IBM Summit’99 (Cancun – México); Executive Master of Business Administration (EMBA) pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2015).
Confira a entrevista completa:
PMI São Paulo – O PMI São Paulo é referência no oferecimento de preparatórios para as Certificações. Quais são as novidades e diferenciais dos preparatórios do Capítulo?
Márcio Emmerich – O PMI SP oferece vários diferenciais nos cursos preparatórios, a começar pelo Acompanhamento de Alunos: nosso time de voluntários que orienta os alunos na elaboração de um plano de estudos, que envolve teoria e realização de exercícios, com metas pré-definidas.
Esse plano é acompanhado até o momento da aprovação no exame, não importando sua extensão. Há alunos com planos arrojados de aprovação em 30 dias. Outros se programam para passar em três meses e há ainda os casos de interrupção nos estudos, seja por motivos pessoais ou profissionais e depois retornam à rotina de estudos até chegar à aprovação no exame.
O PMI SP também proporciona ferramentas online de realização de simulados durante as aulas e, após esse período, aulas de revisão e exercícios periódicos são oferecidos gratuitamente aos nossos ex-alunos. Nesses tempos de pandemia, tivemos cerca de 40 alunos por aula realizada e a satisfação de todos foi geral, com destaque para os alunos que realizaram o curso há mais de um ano.
PMI São Paulo – A mudança para o ambiente online também é um desafio? Em sua experiência, como essa nova demanda pode ser uma oportunidade para os profissionais que desejam a certificação?
Márcio Emmerich – Sem dúvida houve adaptações a fazer na adaptação para o modelo online. Mas não houve dificuldade por parte de nossos instrutores em utilizar recursos de videoconferência, visto que todos já possuíam extensa bagagem no uso de ferramentas eletrônicas. E o grupo de Whatsapp dos alunos, que já possuía relevância no modo presencial, agora se tornou uma ferramenta vital para os alunos.
PMI São Paulo – Muitos estudantes e novos profissionais em gerenciamento de projetos estão buscando apoio para especialização. Qual o caminho que podem seguir com os treinamentos oferecidos pelo Capítulo?
Márcio Emmerich – Oferecemos treinamentos introdutórios e também os preparatórios para as diversas certificações do PMI. E assim, atendemos aos diversos perfis de profissionais, com mais ou menos experiência, e abordando projetos na forma ágil ou preditiva.
PMI São Paulo – A AFIGP é um dos projetos de maior sucesso da Diretoria. Quais são as diretrizes da Academia? Que tipo de instrutores o PMI SP forma?
Márcio Emmerich – A AFIGP é um capítulo à parte e já se consolidou como uma plataforma de formação de mão-de-obra qualificada para lecionar gestão de projetos para diversos setores do mercado. Há ex-alunos nossos ministrando disciplinas em cursos de MBA em projetos e, claro, muitos dos ex-alunos hoje integram o nosso quadro de instrutores.
Quer saber como se candidatar?
CLIQUE AQUI