Se você é gerente de projetos conhece a Certificação Project Management Professional (PMP)® do PMI. E também sabe como é importante ter o direcionamento certo para estudar e prestar a prova para a certificação.
As dicas de hoje são do voluntário do PMI São Paulo, Ricardo Freire Gomes, que também é Diretor Operacional na área de Gestão e Produtividade Industrial. Ele é um dos voluntários do acompanhamento e avaliação dos alunos do curso preparatório para a certificação PMP oferecido pelo PMI São Paulo.
Segundo Gomes, as principais dificuldades relatadas pelos GP’s que já estão estudando são:
– Conciliar as atividades do trabalho com os estudos para a certificação;
– Acostumar-se com o jargão utilizado pelo PMBOK;
– Diferenciar as práticas recomendadas da realidade do dia-a-dia;
– Conseguir tempo para preparar-se para a prova;
– Acesso a exercícios e simulados adicionais.
“Para preparar-se adequadamente para a prova de certificação é preciso, inicialmente, que a pessoa tenha consciência de que forma aprende melhor. Mentoria, auto-estudo, grupos de estudo, ensino à distância, cursos presenciais, tudo isso está à disposição do candidato; cabe a ele selecionar as formas mais eficazes para seu aprendizado. E nós oferecemos essas possibilidades nos cursos preparatórios do PMI São Paulo”, diz Ricardo.
Como se preparar para a prova de Certificação PMP®?
A boa notícia é que há como aproveitar as oportunidades para conciliar trabalho, estudo e mais oportunidades na carreira de gerente de projetos. Confira abaixo as dicas do Ricardo Gomes para quem quer se tornar um PMP!
1) Separe tempo para estudar para a prova de Certificação PMP
Considerando as aulas, preparação anterior, exercícios, simulados, leitura do PMBOK e livros complementares e exame, estimo que são necessárias, no mínimo, 240 horas de dedicação para a obtenção da certificação. Essas horas devem ser, preferencialmente, distribuídas uniformemente ao longo das semanas; é melhor estudar um pouco todos os dias do que um apenas dia inteiro na semana.
2) Busque materiais de apoio e estudo complementares
Embora as apostilas do curso abordem todos os tópicos relacionados ao exame de certificação, insisto na recomendação de ler também o PMBOK e pelo menos um livro complementar, geralmente o da Kim Heldman (Gerência de Projetos) ou da Rita Mulcahy (Guia de Estudo para o Exame PMP).
3) Tenha um mentor, troque experiências com um gerente de projetos
Quem puder contar com o apoio de pessoas que já prestaram a prova e podem orientar sobre o processo de certificação e a preparação para o dia certamente terá maior probabilidade de êxito na certificação. Deve ficar claro que tal apoio não substitui a necessidade de estudo e dedicação por parte do candidato. Ter um mentor ajuda, mas quem tem que fazer o exame é o aluno.
4) Estude todas as áreas de conhecimento solicitadas
O exame abrange todas as áreas de conhecimento, com as quantidades de questões proporcional à quantidade de processos de cada uma. Todas são importantes e falhar em uma delas significa falhar na obtenção da certificação.
A partir de julho de 2020 a prova para a Certificação PMP sofrerá algumas mudanças. Temos uma matéria que explica quais serão as principais alterações. CONFIRA AQUI.
5) Aposte em simulados e exercícios
Na preparação para a prova de certificação é muito importante realizar o máximo possível de exercícios. O candidato deve fazer todos os testes nas aulas, exercícios dos livros e quantos simulados puder. A prova deve ser encarada como se fosse um vestibular: é preciso treinar para suportar 4h sentado e concentrado em responder às questões. O candidato deve realizar, no mínimo, dois simulados de 4h como se estivesse no dia da prova, sem interrupções.
Os simulados e os exercícios oferecidos pelo Preparatório PMP do PMI São Paulo são conhecidos e muito aproveitados pelos alunos do curso.
Quer começar a se preparar?
INSCREVA-SE NA PRÓXIMA TURMA DO PREPARATÓRIO PMP