Quem somos

Corpo Executivo Conselho de Governança Conselho de Operações Conselho Fiscal

O Corpo Executivo é responsável pela liderança executiva e por garantir o cumprimento da missão e manutenção da visão para o PMI São Paulo e fará parte do Conselho de Governança.

Os integrantes da atual gestão são: 


Alex Urbano, PMP
Presidente

Pós-graduado em engenharia de software e bacharel em administração de empresas com especialização em marketing, possui curso de extensão em finanças corporativa pela Universidade de Michigan.

Trabalha a mais de 22 anos com gerenciamento de projetos e programas em setores de ponta na área de tecnologia e negócios, certificou-se PMP em 2005.

Atua no Capitulo São Paulo do PMI voluntariamente a 12 anos tendo sido coordenador do Grupo de Estudos Técnicos em PMO, Diretor Administrativo no mandato de 2007/2008 e membro do conselho de orientação de 2010 a 2013, onde atuou também com presidente do conselho durante o mandato de 2013 e atualmente é o presidente do capitulo.

Já atuou como gerente de projetos, programa e PMO em diversas empresas multinacionais tais como Carrefour, PepsiCo, EDS/HP, Xerox e NotreDame Intermédica.

É professor sazonal de pós-Graduação em cursos de gerenciamento de projetos em diversas universidades, entre elas, na FIA, Universidade São Judas Tadeu, Universidade Toledo, IPOG.

Possui larga experiência em tecnologia e processos de negócio obtida ao longo de sua carreira, é um dos sócios da NetCorp Enterprise empresa de consultoria para treinamentos, gerenciamento de projetos e programas, implementação de PMO, análise de risco, onde atua profissionalmente.

Possui experiência internacional, com participação em projetos em diversos países, além de palestras e workshops.

 


Sérgio Nascimento, PMP
Vice-Presidente de Operações

Mestre em Engenharia Civil no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas): área Planejamento, Gestão e Projeto, MBA em Gestão de Empreendimentos pelo PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), MBA em Gerência de Projetos pela FGV, Engenheiro Mecânico pela Universidade Mackenzie, Técnico em Metalurgia pelo SENAI-SP, Especialista em Design Thinking.

Partner Advisor em SP na Framework - Gestão e Projetos, desde março de 2016. Especialista em Design Thinking. Consultor certificado PMP® e PRINCE2® Practitioner. Experiência em várias empresas, destaque para a implantação do PMO (Project Management Office) da Petrobras Transporte S/A; PMO de IT na C&A e Walmart. Atuou como Diretor de Serviços e Qualidade na Compass International e Gerente Geral de Operações e Controladoria na JPTE Engenharia.

Professor convidado na FGV, UFSCar, HSM Educação (professor e conteudista), IBEC, FACENS, SENAC, EPN/UniSantanna, e instrutor na DinsmoreCompass, já lecionou também na FCAV (Fundação Carlos Alberto Vanzolini), UMC, Coordenador e docente no IPGC e Anhanguera. Treinamentos na: Petrobras; Transpetro; Banco Brasil; Santander; SEBRAE; Compass International; WBS Gerenciamento e Empreendimentos; Isban; Itaú; Camil; MAN; CPqD; ZF do Brasil; Queiroz Galvão; NM Dutos; C&A; Walmart, Porto Seguro, Via Varejo, entre outras.

Associado ao PMI desde 2004, onde contribui voluntariamente:

  • Vice-Presidente de Operações (2015-2016);
  • Diretor do Programa Branches (2015);
  • Conselho de Orientação (2013-2014);
  • Mentor no Projeto Mentoring (2014);
  • Chapters Rio de Janeiro (2012) e São Paulo do PMI (2004),
  • Coordenador da Revisão de Estatuto Social (2013-2014);
  • Conselho Fiscal (2011-2012);
  • Participou da Sessão de Validação da Tradução da Prova de Certificação PMP (2007).
  • Coordenador do GET de 3° Setor e Governo (2005-2006);
  • PMI Gov SIG quando recebeu o certificado por serviços prestados ao grupo (2006).
  • Gerente do Programa Interior em Ação (2004); 
  • Membro das Comunidades de Estudos: Consulting; Earned Value Management; Energy, Oil, Gas & Petrochemical e Scheduling do PMI-USA.

 


Aline Fonseca
Vice-Presidente de Operações Financeiras

Conselheira Fiscal em 2013-2014 do PMI-SP e Conselheira de Governança em 2015-2016 do Project Management Institute Chapter São Paulo. Com 21 anos de experiência na área de tecnologia e projetos, com métodos ágeis e tradicionais. Atualmente é empreendedora e professora de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com tempo disponível para me dedicar ao PMI-SP.

Com MBA Executivo Inernacional na FIA e Pós-graduação de Gerenciamento de Projetos em TI pelo Veris/IBMEC e graduação de  Bacharelado em Sistemas de Informação. Certificação PMP® e Scrummaster pela ScrumAlliance.

Atuou em projetos importantes e estratégicos para as empresas: Bradesco, Embraer, Paypal, Publicis, T-systems, Banco Real, Carrefour, Unibanco, Grupo TV1, Tempo Assist, Prodesp, Fundação Sabesp, Walmart.com e Banco Original.



Conselho de Governança deverá fornecer a governança do PMI São Paulo por meio do planejamento, manutenção e acompanhamento do Plano Estratégico, do desenvolvimento de políticas, da aprovação do orçamento anual, da aprovação do plano operacional, da manutenção deste Estatuto Social, do gerenciamento dos recursos financeiros e do acompanhamento das operações do PMI São Paulo.

O Conselho de Orientação da atual gestão é composto por:

 


Anderson Sales, PMP
Conselheiro de Governança

Graduado em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André FSA. Pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FMU. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas FGV.

Possui mais de 17 anos de experiência em empresas de Tecnologia da Informação e há 11 anos atua como Gerente de Projetos com aplicação em diferentes áreas, tais como: Eventos, Telemetria, Desenvolvimento de Software e Data Center. Atualmente é responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos do UOLDIVEO, empresa do Grupo Folha. Leciona nas instituições FAI, ETEP, SENAC, UFRN etc. em cursos de pós-graduação em diferentes disciplinas relacionadas a Gerenciamento de Projetos.

 Entusiasta do Gerenciamento de Projetos, atua há 7 anos como voluntário no Capítulo São Paulo do PMI (Project Management Institute), recebendo em 2012 o prêmio de Voluntário do Ano e em 2014 como o diretor destaque. Atualmente é Conselheiro de Governança do PMI São Paulo e o officer responsável pelo Programa de Mentoring.


Claudinei Iochimoto, PMP
Conselheiro de Governança

Claudinei Iochimoto (PMI Id=946384), foi diretor Administrativo do capítulo São Paulo do PMI em 2013/14 foi Presidente e Membro do Conselho de Orientação do capítulo São Paulo do PMI em 2011/12, graduado em Matemática possui especialização em Gestão de Projetos pelo IPT e MBA Gestão da Inovação em TI com Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental na USP.

Possui mais de 25 anos de experiência em TI, nos quais 19 em Gerenciamento de Projetos Estratégicos, atualmente trabalha no PMO da Governança de TI do Bradesco, especialista em Gerenciamento de Projetos, Portfólio e Riscos em sistemas TI.

Leciona em curso de Graduação e Pós Graduação na matéria de Gerenciamento de Projetos.

Possui as certificações: PMP®, PRINCE2 , CSM, CobIT®, ITIL.


Farhad Abdollahyan, OPM3CP, PMP, RMP
Conselheiro de Governança

Doutor em Administração e Mestre em Gestão de Projetos. Possui 30 anos de experiência nas diversas funções gerenciais de empresas estatais, nacionais e multinacionais. Consultor credenciado Reino Unido, e com 14 certificações profissionais. Consultor da UNOPS, pesquisador e professor na FGV, FDC, FIA UFRJ. Autor de livros e artigos e colunista da revista Mundo PM. Membro fundador de PMI-SP.

 

 


Monica Mancini, PMP
Conselheira de Governança

Pós-Doutoranda em Sistemas de Informação / Linha de Pesquisa Gestão de Projetos / USP; MBA em Gestão Empresarial/FGVSP (2007); Doutorado em Ciências Sociais/PUCSP (2005); Mestrado em Administração/PUCSP (1999); Especialização em Administração Industrial/USP (1992) e Graduação em Administração com ênfase em Análise de sistemas/FASP (1989). Possui certificação PMP, COBIT, ITIL-F, ISO 20000, ISO 27002, Green IT Citizen.

É voluntária do PMI São Paulo desde 2011. Ganhou os prêmios “Diretora de Programas do PMI São Paulo de 2015”, Prêmio “Voluntária do Ano 2012” pela Diretoria de Filiação do PMI São Paulo.  É Diretora de Programas do PMI São Paulo (Gestão 2015-2016) e responsável pelo 14º e 15º  Seminários Internacionais de Gerenciamento de Projetos e Happy  Hour.

Iniciou na Diretoria de Filiação como Gerente de Projetos do Happy Hour (2011-2012).  Atuou como Gerente de Programas na gestão de artigos técnicos e palestrantes do 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos (13SIGP) promovido pelo PMI-SP em 2013.  Em 2014, foi gestora dos artigos técnicos e palestrantes do 9ª Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos (9CBGP) também promovido pelo PMI-SP.  Também participou no Programa de Mentoring  promovido pelo PMI São Paulo (2013-2014).  Atuou como voluntária do Chapter PMI-RS da Diretoria de Comunicação como revisora do newsletter (2012). Em 2012, participou como voluntária do blog PMI Change Management Community of Practice, com a publicação de vários textos em gestão de projetos.

Escreveu 2 capítulos no livro “Fundamentos Sistemas de Informação” da FEA-USP: “Gerenciamento de Projetos” e “Questões sociais, legais e éticas em Sistemas de Informação”, publicado pela Editora Elsevier (2014).

É Coordenadora dos Grupos de Trabalho de IoT (Internet of Things)  do Fórum Brasileiro de IoT (www.iotbrasil.com.br).  Membro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) e Membro do ISACA-EUA e ISACA-SP (Governança de TI).

CEO/CIO da MM Project Treinamento e Soluções em TI.  Possui mais de vinte e cinco anos de experiência na área de tecnologia, atuando em empresas  nacionais e estrangeiras em cargos de Gerência de Projetos, Gerência de Sistemas e Gerência de Governança de Projetos, Programas e Portfólios de TI, tais como: Pandurata, Instituto Tecnologia de Software e Serviços, Global Hitss, Citibank, Qualicorp, Resource IT Solutions, Alelo, Provider-IT, Simply Sistemas, Banco PanAmericano, Banco Safra, Controlbanc, C&A, Cartão Unibanco, Accenture, Caixa Econômica Federal, Banco BBV, Banco Fibra, Banco BMC, Banco IBI, Du Pont do Brasil, Bamerindus, Atos Origin, Bank Boston, entre outros.

Desde 1999, é  Professora nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana  Mackenzie, SENAC, FASP, UMC, FIAP e Uninove em MBA´s e Especialização em Tecnologia, Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico e Orientadora de TCC. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração e Gestão da Qualidade na Faculdade Flamingo. Linhas de pesquisa: Governança de TI, Gestão e Inovação Tecnológica, Gerência de Projetos, Comércio Eletrônico e Sistemas de Informação.


Pedro Branco
Conselheiro de Governança

Administrador de Empresas e MBA em Finanças, ambos pela FGV - São Paulo, certificado PMP em Gerenciamento de Projetos pelo PMI dos Estados Unidos desde 2005.

Possui experiência em operações em empresas nacionais "startup" e de porte médio. Possui larga experiência em Tecnologia de Informação, em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, governo, bancos, editoras, manufaturas, agronegócios, comércio e serviços. Implantou projetos em otimização de processos, indicadores de desempenho, sistema integrado industrial, entre outros.

Ocupou cargos de direção como Diretor em TI, Vice-Presidente de Operações, Gerente Geral Industrial, Diretor Geral, é voluntário do PMI São Paulo há 5 anos, foi Diretor de Eventos do PMI – São Paulo na gestão 2013-2014. Foi professor do MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos na FGV – São Paulo.

Realizou viagens internacionais a trabalho para Estados Unidos, México, Argentina, Holanda.

Participou em projetos para AMBEV, HP, Bauducco, Qualicorp, Eletrobras, CDHU, TJMG, DPESP, FIA – Fundação Instituto de Administração, Fazenda São José Cogumelos, Ecorodovias, Klabin, Aços Villares, Grupo Marambaia, Promon Engenharia, Grupo Saint Gobain, Grupo Abril.

É consultor especializado e gerente de projetos da Petrel Consultores.

 


Vladimir Mininel, PMP
Conselheiro de Governança

Voluntário no PMI-SP desde 2003, foi membro do Conselho de Orientação de 2012 a 2013 e do Conselho de Governança de 2014 a 2015, atuando em projetos de divulgação e uso do OPM3, projetos de eleições do PMI-SP, atualização do Estatuto e Políticas do Capítulo e na definição e implantação do Programa de Mentoring do PMI-SP.

Consultor em Gerenciamento de Projetos, Qualidade e Análise de Negócios, com experiência de 45 anos na área de Tecnologia da Informação e 35 anos como gerente de projetos. Certificado PMP desde 2003, trabalhou como voluntário na elaboração das 3 edições do OPM3, do Standard for Project Configuration Management e como Subject Matter Expert do PMI nos padrões  Implementing Organizational Project Management: a Practice Guide e Standard for Organizational Project Management. Graduado em Matemática pela USP, palestrante e professor de cursos de maturidade e gerenciamento de projetos, programas, portfólios e PMO desde 1988.

 


Conselho de Operações deverá dirigir os programas do PMI São Paulo e implementar as respectivas atividades para o Associado e para a comunidade, conforme descrito no Plano Anual de Operações e de Orçamento, aprovados pelo Conselho de Governança e Conselho Fiscal.

Os integrantes da Conselho de Operações da atual gestão são:

 


Adriana Fório, PMP
Diretor de Programa

Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Faculdades Oswaldo Cruz (1998); Especialista em Administração Hospitalar e Farmácia Hospitalar; Pós-graduada em Suprimentos e Logística e Gestão de Projetos. Participou do Advanced Topics in Project Management, Strategy & Management, realizado na University of La Verne.

Certificada PMP® desde 2012, ano que iniciou sua atuação como voluntária do capítulo São Paulo, elaborando artigos científicos para a seção de tendências da e-news.

Premiada por dois anos consecutivos (2014 e 2015) pelo reconhecimento ao trabalho de voluntariado. Recebeu do PMI® São Paulo o “Prêmio Voluntário do Ano” pela destacada atuação como gerente dos projetos de tradução dos materiais do PMIef®. 

Voluntária da Diretoria Financeira (2013-2014) onde atuou como membro de equipe de diversos projetos e como gerente de projeto de tradução do material do PMIef® denominado “Skills for Life” -  PMIef®.

Convidada em 2015 pelo presidente Alex Urbano (2015-2016), aceitou a vaga de voluntária da presidência, atuando em projetos estratégicos. Gerenciou o projeto de tradução para o Português do material “Toolkit for Teachers” - PMIef®, projeto realizado em duas etapas com participação da equipe de voluntários do capitulo São Paulo e Amazônia, finalizado no segundo semestre de 2016.

Iniciou em 1994 sua carreira profissional como farmacêutica hospitalar. Desenvolveu plano de carreira como coordenadora de farmácia/almoxarifado, responsável por implantar certificação ISO 9001 e ONA e sistema SAP para logística. Desde 2006 gerencia projetos em diversos estados; implementa e gerencia PMO em diferentes segmentos como saúde, logística, tecnologia e terceiro setor.

 


André Ricardi, PMP
Diretor de Programa

Associado ao PMI Global e ao Capítulo São Paulo desde 2007, atuando como voluntário desde então, tanto formal como informalmente. Atualmente é Diretor na gestão 2015/16, responsável pelos Associados e Voluntários. Liderou nesta gestão a implementação do PRÓ-SER, programa que auxilia no desenvolvimento do Ser Humano através de Projetos Sociais e Formativos.

Especialista em gerenciamento de projetos há mais de 20 anos, com atuação em projetos nacionais e internacionais em empresas financeiras, de logística, comércio exterior e indústria, destacando entre elas Santander/Banespa, König, Hexa Solution, Wilson Logistics, Leschaco, Santander, Verano, Perrotti Partners, Bradesco, Capgemini e METSO. Estuda o assunto há mais de 30 anos.

Participou em mais de 28 projetos profissionais, sendo em 21 deles como gerente de projetos ou líder. Utiliza os conceitos do Guia PMBOK® desde sua primeira versão.

Autor da Metodologia e do Workshop Easy Life Canvas, e do seu complemento, o Easy Life Kanban.

Autor do método Preparatório PMP® utilizado pela EasyBOK e dos workshops EasyDay, EasyWeek e EasyExpert.

Autor do livro “EASYBOK: Um Guia de Sobrevivência para o Gerente de Projetos”. Organizador da Coleção Grandes Especialistas Brasileiros em Gerenciamento de Projetos (14 volumes), publicada pela Editora Elsevier em 2014. Revisor técnico do livro "Gerência de Projetos - Guia para o Exame Oficial do PMI", da autora Kim Heldman. Edições de 2009 e 2014. Revisor técnico do livro “Guia de Templates para Gerenciamento de Projetos”, da autora Cynthia Snyder, publicado pela Editora Elsevier em 2013.

Pós-graduado em “Docência no Ensino Superior” e Bacharel em análise de sistemas, atua como professor há 30 anos, sendo há 11 anos em pós-graduação e há 18 em graduação.

É coordenador dos cursos de pós-graduação “Gerenciamento de Projetos — Práticas do PMI” e “Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO” do SENAC. Atuou como docente nas seguintes Escolas: FGV, FATEC-SP, MACKENZIE, FECAP, INPG, Impacta e Cruzeiro do Sul.

Perfil completo em: br.linkedin.com/pub/andré-ricardi-pmp/13/94a/343.

 


Danielle Almeida, PMP
Diretora de Programa

MBA em Gestão Empresarial e Especialização em Gestão de Projetos de TI ambos pelo INPG Business School, Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas e Técnico em Contabilidade.

Certificações: PMP, CobiT, ITIL Foundation, Agile Scrum Foundation e Certified Integrator in Agile Service Projects.

Atua no PMI São Paulo desde 2015 como gerente de projetos da frente Definição de Processos, mapeou e formalizou processos administrativos do Capítulo, colaborou ativamente para a formação da equipe, realizando workshops em BPMN, ferramentas e nas práticas ágeis. Liderou a equipe de controle e gestão de voluntários e sistema VRMS, colaborando com o Board e coordenadoria administrativa na gestão periódica da documentação, atividades e do status de cada voluntário. Atuou no stand Associação no 14º Seminário Internacional e como apoio em várias outras frentes do Programa Associados.

Profissional com mais de 18 anos de experiência (TI, Gerenciamento de Projetos, Portfólio, Processos e PMO), atuou em projetos nacionais e internacionais em empresas multinacionais de telecomunicação (Verizon), química (Shell e Kraton Polymers), varejo (Grupo Pão de Açúcar) e financeiro (BM&FBOVESPA e Banco Votorantim).

Possui experiência em Gestão de Projetos e Portfólio, Metodologias Ágeis, Mapeamento de Processos e Governança de TI.

Atualmente é consultora freelancer em gerenciamento de projetos e governança de TI.


Diego Martin, PMP
Diretor de Programa

Graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP, Pós-Graduação em Administração pela FEI, Consultor certificado PMP® (PMI®), com atuação desde 2009 em gerenciamento de projetos.

Consultor de Gestão de Projetos atuando com a implantação de metodologia de Gestão de Projetos, com base nas melhores práticas do PMI desenvolvida para a Sabesp, junto às superintendências de Gestão de Empreendimentos, planejamento e controle dos projetos de engenharia consultiva e obras em andamento do Programa de Despoluição do Rio Tietê etapa III, preparação das equipes através de treinamentos “on the job” e alinhamento de escopo e compromissos entre as unidades Cliente e Gestora. Profissional com 10 anos de experiência em empresas como Telefônica e Sabesp. Possui experiência internacional no desenvolvimento de projetos de novos produtos e serviços em países da América Latina e Espanha. Conhecimento de Metodologia, Processos e Governança de TI e Engenharia de Telecom, Experiência no Desenvolvimento de novos produtos.

Associado ao PMI Capítulo São Paulo desde 2009 e Voluntário desde 2013 contribuindo para a Diretoria de Comunicação do Capítulo. Atua como ponto de contato da diretoria de comunicação, responsável pela divulgação via website e e-mail marketing, atuou também como líder no desenvolvimento e execução do plano de comunicação do 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos em 2014 e na divulgação de todos os seminários setoriais desde 2014. Em 2014 e 2015 recebeu prêmios de “Voluntario do Ano”, concedido pelo PMI São Paulo aos voluntários que tiveram atuação destacada.

 


Edinei Carmo Lima, PMP
Diretor de Programa

Graduado em Engenharia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Certificado PMP pelo PMI, Green Belt pela Fundação Vanzolini, ITIL V2 Foundation pela EXIN e COPC pela Kenwin S.A.COPC Implementation Partner. Profissional com 18 anos de experiência em empresas de grande porte, líderes em seus segmentos, atua como Gerente de Projetos desde 2006 liderando projetos de empresas como Telefônica, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander e Sabesp. Possui experiência internacional em consultoria de Projetos de saneamento no Panamá, além de ministrar um treinamento de Gerenciamento de Riscos aos funcionários do Ministério do Governo daquele país. Voluntário no PMI São Paulo desde 2012 atuando na Diretoria Financeira e Vice-Presidência. Foi responsável por traduções de diversos materiais contribuindo para os capítulos da Itália, Perú e México, além do editorial e tradução da Newsletter do PMIEF Latin America no Brasil em parceria com o Liaison do PMIEF da Argentina. Na Vice-Presidência atuou na atualização do site do PMI São Paulo e em contratos de parcerias colaborativas e institucionais, onde foi responsável por prestar consultoria gratuita aos estudantes que são gestores das Empresas Juniores e também ministrar treinamentos em gerenciamento de projetos, baseados no conceito “Skills for Life” do PMIEF em empresas como: Poli Jr da Escola Politécnica da USP, Integra da Unicamp Limeira e Mackenzie. O trabalho como voluntário do PMI São Paulo contribuiu para o fortalecimento do Capítulo e na valorização da nossa profissão. Em 2013 foi agraciado com o prêmio “Voluntario do Ano”, concedido pelo PMI São Paulo aos voluntários que tiveram atuação destacada.

Na gestão 2015-2016, atuando com diretor de Programas, foi responsável pela estruturação do PMO do Capítulo, patrocinou o programa Webinars e o II evento setorial de TI realizado na FIPE. Atua na construção de parcerias sólidas para o Capítulo e está sempre em busca de gerar benefícios aos associados.

 


Raimundo Gomes, PMP
Diretor de Programa

Formação em ciência da computação, com pós-graduação em redes e  telecomunicações, certificado PMP e especialização em gestão de portfolio, programas e projetos, atuação em empresas nacionais e multinacionais,  aplicação de treinamentos in-company e coaching em projetos para gestores e executivos,  25 anos na área de TI com 11 em Telecom, nas maiores operadoras do Brasil, 4 anos no segmento de medicina diagnostica, no maior player da américa latina, atuando como responsável pelo Escritório de Projetos Corporativo. No PMI São Paulo, voluntário da Vice-presidência (2012), gerenciamento dos projetos das Parcerias Colaborativas, coaching para gestores de Empresas Juniores de instituições de ensino superior em São Paulo Capital e interior e educadores do projeto Skill For Life do PMIEF em parceria com a ONG-CDI, que visa levar as boas praticas de gerenciamento de projetos para aplicação na vida de jovens e adolescentes, voluntário da Diretoria Administrativo (2013), gerenciamento do Programa SPOC-São Paulo Operation Center, que tinha como objetivo, mapear todos os processos do capitulo e estabelecer um gerenciamento da rotina operacional de forma análoga ao PMI – GOC – Global Operation Center,  em (2014), gerenciamento do programa de seminários setoriais de Escritório de Projetos, Tecnologia da Informação e Infraestrutura. Diretor do Programa Treinamentos PMI São Paulo (2015-2016).

 


Rodrigo Silva

Rodrigo Barbosa, PMP
Diretor de Programa

Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e certificações internacionais PMP, PRINCE2 Practitioner, HCMBOK e HCMP.

Carreira de mais de 14 anos desenvolvida na área de tecnologia com empresas de grande porte, líderes de seus segmentos, tais como NEC, Telemar, Oi, Siemens, Nokia Siemens Networks, Petrobras, Vale, Anglo American. Nos últimos 8 anos atuando em gerenciamento de projetos, programas, portfolio e PMO, com experiência em diversos segmentos (Governo, Óleo e Gás, Mineração, Segurança Pública, Portos, Ferrovias Operadoras de Telecomunicações e Siderurgia).

Voluntário do PMI São Paulo desde 2013, participando dos principais projetos da Diretoria de Eventos: 9° Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, 14° Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, Seminários de Tecnologia, Saúde e Engenharia.

 


Rodrigo Silva, MsC, PMP
Diretor de Programa

Entusiasta do trabalho voluntário do PMI São Paulo, é apaixonado pelo desenvolvimento de pessoas, empresas e regiões.

Mestre em Engenharia da Software com concentração em Métodos Ágeis, possui Pós-Graduação em Governança de Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Finanças, Logística e Operações Globais.

Possui as certificações PMI Project Management Professional (PMP), Certified Integrator Agile Service Projects (CI-ASP), Scrum Coach Accredited Certfication (SCAC), Certified Scrum Product Owner (CSPO), Certified ScrumMaster (CSM), Professional Scrum Master I (PSM), International Scrum Master Foundation (ISMF), Scrum Fundamentals Certified (SFC), Agile Scrum Foundation (ASF), Project Management for Development (PMD), Projects in Controlled Environments (PRINCE2F), Brainbench Certified in MS Project (BCMP), Microsoft Office Project 2007 Managing Projects (MCTS), Six Sigma Master Black Belt Certification (CSSMBB) | Green IT Citizen (GIC), Control Objectives for Information and Related Technology (COBITF), Cisco Sales Expert (CSE), Information Security Foundation based on ISO/IEC 27002 (ISF), Foundation Certificate in ITSM (ITILF), Service Quality Management Foundation ISO/IEC 20000 (SQMF), Change Management Methodology People Centred Implementation (PCI Practitioner), Human Change Management Institute HCP (HCMBOK Certified Professional), Certified Professional, Self & Life Coaching (ISOR) | SAP Certified Associate Project Manager (C_PM_70).

Associado dos 15 Capítulos Brasileiros, atuou no PMI São Paulo como voluntário nas seguintes ações:

Diretor de Programas (Branches) – 2016

PMIef Liaison - 2016

Conselheiro da AFIGP – 2016

Mentor do Projeto Amigos do Bem – 2015-2016

Coordenador do Branch Sorocaba – 2015

Em 2016 teve a oportunidade em visitar as 12 Regiões Ativas do PMI São Paulo (Branches), junto as cidades de Araraquara, Araçatuba, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José Rio Preto, Presidente Prudente, Marilia,  Bauru, Baixada Santista, Vale do Paraíba e São Paulo onde trabalhou com 168 Voluntários (Branches) e 18 Voluntários dos Ações Sociais do PMI São Paulo (Branches).

Participou dos Leadership Institute Meeting (LIMs): America Latina (Peru), Europa (Barcelona) e America do North (San Diego), onde neste foi speaker juntamente com Alex Urbano apresentando o modelo de Maturidade do PMI São Paulo em eventos de Happy Hour (H2M2)

Também contribui como outros capítulos Brasileiros realizando passagens de conhecimento dos processos do PMI São Paulo no qual se orgulha de fazer parte.

Perfil Completo: https://br.linkedin.com/in/rodrigosilvapmp


O Conselho Fiscal tem como obrigação e responsabilidade a fiscalização da administração contábil, fiscal e financeira da entidade.

Os integrantes do Conselho Fiscal atual são:


Rubens Nogueira, PMP
Conselheiro Fiscal

Graduado em Processamento de Dados pela FATEC, com Pós-graduação em Mercado de Capitais pela FECAP e MBA em Finanças pelo IBMEC. Certificado PMP em 2008 e CBPP em 2012. Atuou como Gerente de Projetos na área de Financial Services em TI de 2002 a 2009. Foi Diretor do Escritório de Projetos e Processos em uma empresa de planejamento, Gerente de Programas em instituição financeira, coordenador e docente no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos no SENAC Santos. Atualmente é empresário e consultor de empresas.

 

 


Henrique Ribeiro, PMP
Conselheiro Fiscal

Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados  pela FATEC, com pós graduação em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas e certificado PMP.

Associado do PMI desde 2011, já atuou como voluntário em projetos das Diretorias de Eventos e Associados do Capítulo São Paulo.

Solida experiência de mais de 16 anos na área de engenharia de software e gerenciamento de projetos, tendo atuado em projetos nas áreas de logística, supply chain, produção e implantação de pacotes nas áreas de gestão de serviços e projetos.

Possui experiência em Governança de TI, tendo atuado a frente de Escritório de Gerenciamento de Projetos, definição de processos e gestão de qualidade. Atualmente lidera projetos na área de ensino e saúde.

 


Nelson Rosamilha, PMP
Conselheiro Fiscal

Formado em processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP, MBA em Gerência de Telecomunicações pela FAAP/Pen State University, Gestão de projetos pela Amdocs Business School de Tel-Aviv/Israel , formação em Seis Sigma Black Belt pela QSP., PMP(R)e Prince2 Practitioner(R)

Nos últimos 25 anos atua em tecnologia de informação e, nos últimos 17 anos em gestão de projetos de BSS e OSS em empresas de telecomunicações no Brasil e no Exterior.

É Diretor de Professional Servicesna AgilityNetworks, leciona Gestão de Projetos e Excelência Operacional em cursos de Pós-Graduação pela UNIP e FIAP.

No PMI-SP foi diretor de Filiação e de estudos Técnicos.